Secretário conhece empresas do segmento de energia eólica na Dinamarca
Foto destaque
  • Comitiva conheceu as fábricas da Simens e Vestas e LM
O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, em continuidade à missão realizada na Europa, visitou companhias do segmento de energia eólica que atuam na Dinamarca. A comitiva conheceu as fábricas da Simens e Vestas e LM, que produzem aerogeradores e pás. As empresas constroem equipamentos com capacidade de produção entre 0,85 e 5 megawatts e protótipos de pás de 73,5 metros de comprimento, consideradas as maiores do mundo para aerogeradores de até 6 megawatts.

Além de adquirir maior conhecimento a respeito da produção de equipamentos de energia eólica, a comitiva gaúcha também apresentou o potencial do Rio Grande do Sul para os investidores, que hoje identificam possibilidades neste segmento no Brasil com ênfase apenas no Nordeste. "Todas as empresas ficaram muito impressionadas com a capacidade de expansão deste tipo de energia no RS no curto e médio prazo, que pode chegar a quatro mil megawatts", afirmou Albuquerque, ao destacar que ficou evidente que as empresas já contam com estratégias e escritórios no continente americano, buscando também a inserção no mercado brasileiro.

O presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sérgio Dias, também integrante da comitiva, considerou positiva a agenda naquele país. "O Estado já está em segundo lugar em geração de energia eólica no Brasil, mas trabalhamos no sentido de alcançar o primeiro. Com esta colocação, a atração de indústrias do setor de equipamentos para geração eólica desencadeia uma oportunidade de reduzir os custos da implementação desses parques e, consequentemente, aumenta a competitividade dos projetos no Rio Grande do Sul", afirmou.

Dias destacou que a CEEE tem interesse em expandir sua capacidade. "Por enquanto a Companhia participa de projetos de geração eólica associada a outras empresas, mas pretende se inserir no mercado com projetos próprios e, para isto, é muito importante o contato com empresas que produzam os equipamentos, tendo em vista que os contratos de fornecimento de energia ao sistema são feitos por meio de leilões. Portanto, eficiência e baixo custo são fundamentais para a CEEE", disse.

Uma das empresas visitadas já possui instalações no Brasil e, as outras, estudam a possibilidade de se instalarem nos próximos anos, sendo que os locais ainda não estão definidos. Albuquerque convidou as empresas para visitarem o Estado para observar de perto as condições e potencialidades do RS. "A vinda de empresas se condiciona à expansão do setor e, neste sentido, a crescente participação dos projetos no Rio Grande do Sul, corrobora para a possível consolidação de uma indústria da cadeia de equipamentos ligados à geração de energia eólica".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade