Secretário Bilac Pinto apresenta para Ministro da Saúde programa de saneamento básico

Objetivo da reunião é mostrar projetos desenvolvidos pelo Estado para captar recursos da União para obras de água e esgoto
Divulgação
Secretário Bilac Pinto esteve com o ministro Alexandre Padilha em Brasília
Secretário Bilac Pinto esteve com o ministro Alexandre Padilha em Brasília
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, participou na tarde desta quarta-feira (16), em Brasília, de audiência com o ministro da Saúde Alexandre Padilha. Na oportunidade, o secretário apresentou as ações desenvolvidas pelo Governo de Minas na área do saneamento básico dentro do Projeto Estruturador Saneamento de Minas com objetivo de captar recursos federais para a realização de obras de água e esgoto em todo o Estado.
De acordo com o secretário Bilac Pinto, a ideia do Governo de Minas é agilizar a universalização do saneamento no Estado. “Uma das metas deste Governo é levar saneamento para o maior número de mineiros, desta forma estamos trabalhando intensamente na captação de recursos junto ao governo federal para a realização de obras que amplie os serviços de água e esgoto no Estado” disse o secretário.
A Sedru em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vem realizando nos últimos anos trabalhos importantes para a melhoria das condições sanitárias em Minas como, por exemplo, nas obras de esgotamento sanitário nas cidades do entorno do lago de Furnas e de abastecimento de água em cidades do norte do Estado e do vale do Jequitinhonha que sofrem com a seca.
“A reunião com o ministro teve como objetivo também estreitar e reforçar a parceria entre Sedru e a Funasa visando qualificar ainda mais o serviço de saneamento em Minas, melhorando assim, a qualidade de vida e a saúde dos mineiros” destacou Bilac Pinto.
Saneamento de Minas
O projeto Estratégico Saneamento de Minas promove ações de saneamento básico no Estado de Minas Gerais, por meio de implantação de sistemas relativos ao saneamento básico e capacitação para gestores públicos e agentes municipais de saúde.
O projeto atua em todas as localidades rurais de Minas Gerais que representa 15% da população do Estado de acordo com dados do IBGE. Nestas áreas a incidência de doenças de veiculação hídrica é alta e de grande impacto social, principalmente nos gastos relativos à saúde. Outra atuação do projeto são áreas urbanas que não possuem concessão com a Copasa e Copanor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços