Secretaria de Saúde organiza ações para combater a Hipertensão 


         
Foto: Ass Imprensa 
Para identificar a população hipertensa do município e realizar orientações sobre os riscos da pressão alta, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaíra promoveu no final do mês de abril, ações preventivas. Aproximadamente 485 pessoas tiveram a pressão aferida. Também foram distribuídos centenas de lembrancinhas para alertar sobre doença. As atividades aconteceram em órgãos municipais, unidades de atendimento e em pontos estratégicos como, por exemplo, nas proximidades da ponte Ayrton Senna e no chafariz.

As enfermeiras Simone Mickos e Cristiane Nonato coordenaram as ações. “Nosso principal objetivo foi alertar a população sobre hipertensão. Ressaltamos também que a qualidade de vida, alimentação adequada, realização de exercícios físicos e o acompanhamento regular da pressão arterial podem evitar o agravamento do quadro”, explica Cristiane.

Cerca de 65 pessoas apresentaram pressão alta no momento da aferição, o que não é suficiente para diagnosticar a doença. “Para identificar o hipertenso, a pressão deve ser aferida no mínimo em três dias seguidos em horários diferenciados”, diz Simone.

Rotina

As unidades de Saúde da Família da Vila alta, Santa Paula, Bela Vista, Oliveira castro, Eletrosul, BNH3 e dos PACS realizam regularmente um trabalho de combate à enfermidade. Durante as pré-consultas, as enfermeiras e técnicas orientam os pacientes, assim como os agentes de Saúde, nas visitas domiciliares.

Também são promovidas reuniões mensais do Hiperdia, um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. Nos encontros, são realizadas orientações coletivas e individuais, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, entrega de medicamentos para hipertensão e diabetes (farmácia básica) e encaminhamentos para atendimento médico daqueles cuja pressão arterial e glicemia capilar apresentem alteração.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços