Saúde vacinou cerca de 10 mil pessoas no último sábado


A Campanha vai até o dia 25 e tem como alvo os idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais da área da saúde
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no ultimo sábado (5), a campanha da vacinação contra a Influenza. Durante todo o sábado, todas as Unidades de Básicas de Saúde (UBS), ficaram abertas para realizar a imunização, que envolveu cerca de 650 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, trabalhando em toda a cidade.

De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, foram vacinadas cerca de 10 mil pessoas, distribuídas entre os cinco grupos. “É um número significativo e que estava dentro da nossa expectativa. A campanha continua, mas é importante que a população não deixe para a última hora, compareça as UBS e não perca a oportunidade de se vacinar.”

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus “influenza” – A (H3N2) e B.
A Campanha segue até sexta-feira (25) e faz parte do calendário da Secretaria de Saúde, que realiza campanhas de imunização contra a gripe, principalmente neste período do ano, porque o índice da doença aumenta consideravelmente devido à aglomeração de pessoas em recintos fechados e também a condições climáticas.

A Imunização tem como alvo cinco grupos prioritários; idosos acima de 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e profissionais da área da saúde que trabalham em hospitais, UBS e pré-atendimentos ao público.

A diretora lembrou ainda que é importante levar a carteira de vacinação, porque desta forma a população poderá por em dia, vacinas atrasadas. “Nas UBS também estarão disponíveis as vacinas contra tétano, difteria, febre amarela e hepatite B (para pessoas de até 30 anos). Para o público infantil estará disponível a imunização tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite por Haemophilus influenzae tipo B), hepatite B, poliomielite, tríplice viral, febre amarela, meningocócica C, pneumocócica e 10 valente”, informou.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 94.175 mil pessoas pertencentes aos cinco grupos, até o final da campanha. As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, e estão sendo aplicadas pelos próprios profissionais de cada unidade. O atendimento prossegue até sexta-feira (25), sempre em horário normal de cada UBS. É necessário estar de posse da carteira de vacinação.

Prefeito participou da abertura

O prefeito Barbosa Neto participou no sábado, na unidade de saúde do jardim Alvorada, do lançamento da campanha de vacinação contra Influenza. Também estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Edson Antonio de Souza e o conselheiro municipal e estadual de saúde, Manoel Rodrigues do Amaral, a coordenadora da unidade, Lidia Kohatsu e a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira.

O secretário de Saúde, Edson de Souza, destacou que graças ao esforço do prefeito e de todos os funcionários a saúde está melhorando na cidade. “Recente levantamento do Ministério, indicou que dos 22 municípios brasileiros com o perfil de Londrina, estamos na 9ª posição no país e a 2ª melhor do Paraná”, informou.

“Melhoramos a saúde com mais profissionais, cerca de 1.500 profissionais; mais 100 médicos, veículos e melhoria de 10 unidades de saúde e a construção do hospital da região oeste”, destacou ainda o secretário.

O prefeito lembrou que é uma data importante e que a população deve se atentar para os perigos da gripe Influenza. Barbosa disse que a melhoria da saúde também está relacionada com a mudança do modelo de gestão.  “Encontramos a saúde toda terceirizada e municipalizamos. Hoje as pesquisas indicam que 67% dos usuários do sistema aprovam o sistema de saúde municipal”, afirmou.

Barbosa Neto reforçou que o município está investindo R$ 1 milhão por dia na saúde, ou seja, 33% do orçamento. “Com isso reduzimos os índices de mortalidade infantil e o número de infectados com Aids”, exemplificou o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços