RS Sem Fronteiras: Assis Brasil destaca a retomada da confiança da comunidade cultural
Foto destaque

Recuperação da confiança da comunidade cultural gaúcha, a instalação dos chamados Pontos de Cultura e a construção da Sala Sinfônica de Porto Alegre são alguns dos temas abordados na edição desta semana do programa de rádio RS Sem Fronteiras, produzido pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom). Os convidados para tratar desses assuntos são o secretário estadual da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e o adjunto da pasta, Jéferson Assumpção. O áudio completo da entrevista está disponível para download no portal do Governo do Estado ou nos anexos ao lado.

De acordo com os entrevistados, entre as principais conquistas obtidas até o momento, está a recuperação da confiança entre a Secretaria e a comunidade cultural gaúcha. A partir da retomada do convênio com o Ministério da Cultura, foi possível superar as dificuldades orçamentárias. "Antes de assumir o governo, Tarso Genro mobilizou a bancada gaúcha de todos os partidos e foi feita uma emenda no Orçamento da União. Aqui, nós tivemos um orçamento quase dobrado", afirma Assis Brasil.
Já o secretário adjunto, Jéferson Assumpção, salienta a importância dos Diálogos Culturais e da Conferência Estadual de Cultura que ocorreram no primeiro ano de gestão. Ele ressalta que todas as medidas debatidas buscam beneficiar as entidades vinculadas à Secretaria, como a Fundação Ospa, a Fundação Teatro São Pedro e a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.

Creativa Birô
O programa Creativa Birô tem como objetivo apoiar os produtores culturais de todo o Estado na formatação de seus projetos. Voltado para todas as áreas, a sede será na Casa de Cultura Mário Quintana. O investimento, de R$ 1,5 milhão, atenderá, por meio de consultores, empresas ligadas à cultura, pessoas físicas, associações e quem mais estiver interessado em trabalhar em projetos culturais. Assumpção explica que "o Creativa Birô vai fazer com que as cidades menores também tenham capacidade para receber esses recursos e assim desenvolver a economia da cultura no Rio Grande do Sul".

Pontos de Cultura
Criado na gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura, os Pontos de Cultura são uma novidade no Brasil. Com base na ideia de que quem faz cultura é a população e não o Estado, identificou-se que já existe uma ação em todo o país na qual os locais destinados à cultura são gerenciados pela própria comunidade. "Os Pontos de Cultura fazem a sua própria programação, participam do edital e prestam contas para o Governo do Estado. Temos 67 e estamos finalizando o processo para o lançamento de outros 160 no Rio Grande do Sul. Os que já existem nos municípios se integrarão nessa rede mais ampla", esclarece Assumpção.

Sala Sinfônica
Além de dar continuidade aos projetos, outra prioridade da Secretaria da Cultura é a finalização da Sala Sinfônica de Porto Alegre, para utilização da Ospa. "Será a segunda maior do país, com 1,5 mil cadeiras. Há um plano incluindo um projeto de som que será feito por especialistas internacionais", enfatiza Assis Brasil. Para o secretário, esse será o símbolo de todo o trabalho feito pela Cultura. Além dessa grande obra, também há a reforma da Casa de Cultura Mário Quintana, que começará ainda esse ano. A obra tem o valor estimado de R$ 8 milhões e deve ser concluída até outubro de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade