Romance aborda traição e mentira em vilarejo durante inverno escandinavo


Prosa sutil, aguda e tensa são marcas da finlandesa Tove Jansson em romance inédito no Brasil
Após a queda das folhas que deixa as copas das árvores nuas no outono sueco, o inverno bate à porta com força total, cobrindo janelas e telhados com sua branca, macia e vasta neve. O sol nasce tarde e se põe muito cedo. É no início do inverno que a história de Katri Kling e Anna Aemelin começa e é narrada pela finlandesa Tove Jansson de forma sutil e tensa em A traidora honrada. O romance é lançado agora no Brasil, com tradução de Guilherme da Silva Braga, pelas editoras Autêntica e A Bolha, na coleção Just a Bubble, que apresenta ao leitor brasileiro obras de literatura de vanguarda.
Katri Kling e Anna Aemelin são muito diferentes. Katri vive em cima de uma mercearia e é muito misteriosa. Em um lugar onde olhos azuis são comuns, ela carrega íris amareladas, muita determinação para tomar decisões e não gosta de nada nem ninguém, exceto de seu irmão Mats, de seu cachorro que ela se recusa a dar nome e dos números. Já Anna parece ser o oposto de Katri. Apesar de um pouco distante, é uma mulher respeitada em todo o vilarejo por sua gentileza e que gosta de deixar sua imensa casa durante as alvoradas para pintar seus quadros precisamente detalhados. Ao longo do romance, as duas mulheres estarão enredadas numa batalha de ideais que ameaça destruir suas mais caras ilusões.
A traição — as mentiras que contamos para nós mesmos e as que contamos para os outros – é o tema deste que é o romance mais desconcertante e imprevisível dos escritos por Tove Jansson. Ela lança um olhar ainda mais sombrio sobre os temas que animaram seus trabalhos mais primorosos, desde sua singela fábula sobre a vida numa ilha, Sommerbuch, até a famosa série de estórias protagonizadas por Moomin: solidão e comunidade, a vida e a arte, o amor e o ódio.
Sobre a autora - Tove Jansson (1914-2001) nasceu em Helsinque e pertencia à minoria de língua sueca que vive na Finlândia. Seu pai era um escultor e sua mãe uma designer gráfica e ilustradora. Seu primeiro trabalho de ilustração foi publicado quando tinha 15 anos de idade. Quatro anos depois publicou um livro sob pseudônimo. Após temporadas estudando belas artes em Paris e Helsinque retornou à capital finlandesa, onde nos anos 1940 e 1950 ganhou renome por suas pinturas e murais. De 1929 até 1953, Jansson trabalhou com ilustrações de humor e charges políticas para a Garm, uma revista antifascista de esquerda publicada na Finlândia e Suécia. Tornou-se internacionalmente conhecida por sua contribuição à literatura infantil, com famosa série de estórias protagonizadas por Moomin, pela qual foi agraciada com o Prêmio Hans Christian Andersen em 1966. Em 1994, ela recebeu o Prêmio da Academia Sueca.
Sobre o tradutor - Guilherme da Silva Braga é tradutor literário, licenciado em inglês e português e mestre em literatura comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Traduziu dezenas de autores clássicos e modernos, como Edgar Allan Poe, Emily Brontë, Jack Kerouac e David Lodge, na maioria das vezes do inglês. Do sueco, traduziu o volume Senhorita Júlia e outras peças (Hedra), de August Strindberg, e os contos "O desenho a nanquim" e "Vox populi", de Hjalmar Söderberg, publicados na revista Arte e Letra: Estórias.
Sobre a coleção Just a Bubble - Esta coleção, lançada pelas editoras Autêntica e A Bolha e com coordenação editorial de Rachel Gontijo Araujo e Stephanie Sauer, faz uma ponte, desgarrada dos gostos tradicionais, entre a literatura independente estrangeira e a brasileira. Já estão publicados: Seu corpo figurado, de Douglas A, Martin, Je Nathanaël, de Nathanaël (Nathalie Stephens), e Incubação - Um espaço para monstros, de Bhanu Kapil.
Título: A traidora honradaTítulo original: Den ärliga bedragaren
Autora: Tove Jansson
Tradução: Guilherme da Silva Braga
Número de páginas: 160
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-65381-14-7
Coleção: Just a Bubble
Mais informações sobre os livros das editoras Autêntica e A Bolha estão disponíveis nos portais www.autenticaeditora.com.br e www.abolhaeditora.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços