Revista Enfoque consegue conceito B2 na Capes

A Revista Enfoque Reflexão Contábil, do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá, obteve o conceito Estrato B2 da Qualis Capes. O conceito, que indica a qualificação dos periódicos para nível nacional, vai de B5 a B2 e, para nível internacional, de B1, A2 e A1, conforme conceito da área. Criada em 1989, a revista obteve, em 2010, o Estrato B5 e agora teve sua conceituação elevada. Segundo seu editor, Marcelo Soncini Rodrigues, e seu fundador, Hamilton Luiz Fávero, a rápida ascensão se deve ao rigor dos avaliadores dos artigos e à busca incessante pela qualidade. Eles explicam que a intenção é avançar ainda mais. Dizem que a indexação em quatro bases de dados, o ISSN impresso e online, o Diretório Portal: SEER/IBCIT e o Digital Object Identifier (DOI) também foram essenciais para o resultado. As bases são EBSCO (Fonte Acadêmica), DOAJ (Directory of Open Acess Journals), Latindex e Academic Journals Database.

O periódico é quadrimestral e, a partir deste ano, terá apenas versão online no site www.periodicos.uem.br. Os professores relatam que o conceito coloca a revista como uma das melhores do País na área. É a única do Paraná no gênero a ter esse conceito. Seu início foi bastante difícil. “Começou sem recursos e foi feita no braço. Alguns números foram até diagramados dentro do Departamento de Ciências Contábeis”.

A revista foi criada com o objetivo de desenvolver o DCC e ampliar as discussões sobre temas contábeis, visando ao crescimento dos professores, busca de conhecimentos e incremento nas salas de aula. O grupo pensava a área contábil de forma diferente na época, tanto que foi formada uma massa crítica forte em termos de conteúdo e avaliação. Toda quinta-feira à tarde, os professores se reuniam para discutir as pautas, os assuntos, os artigos e a revista foi ganhando corpo. Com isso, foram percebendo a necessidade de buscarem mais conhecimento e qualificação. Tanto que, na época, apenas quatro docentes eram mestres. Hoje, dos 40, apenas três não têm mestrado.

Ainda em seus primórdios, a Enfoque já era considerada uma das mais conceituadas no Paíspor vários pesquisadores da área. Para oficializar essa qualificação, o periódico teve que passar por algumas alterações, como um conselho editorial com mais integrantes externos e nenhum contato entre avaliadores e autores. Soncini ressalta que o sucesso da revista não deve apenas aos editores dela, mas também ao Comitê de Política Editorial, do Conselho Editorial e Científico, aos consultores Ad Hoc, à Editora da UEM e principalmente aos autores. “Foi a união dos esforços de todos que fez que a Enfoque conseguir esta qualificação”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços