Químicos lançam versão atualizada de livro sobre cálculos com base no método de análise dimensional


Destinado a estudantes a partir do Ensino Médio e profissionais, 'Cálculos Básicos da Química' trata da maioria dos cálculos químicos mais simples que são utilizados no dia a dia. O diferencial da obra é que os químicos Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva abordam a questão do cálculo de maneira inovadora, tomando como base o método de análise dimensional, ainda pouco utilizado no país. O livro ganha agora segunda edição atualizada, publicada pela EdUFSCar.
A opção pelo método da análise dimensional é que ele requer, necessariamente, que as diferentes grandezas sejam corretamente expressas. Assim, as regras de operações com grandezas (Álgebra de Grandezas) são estritamente seguidas e as relações são feitas por meio do raciocínio de proporcionalidade. “A correta operação com grandezas daí decorrente facilita o raciocínio e permite compreender melhor as etapas envolvidas em cada tipo de cálculo”, explicam os autores.
Essa opção fez com que o livro contenha alguns termos que, no início da década de 1990, não eram comumente utilizados no ensino da Química, como, por exemplo, “mol”, que atualmente se refere à unidade de medida da grandeza “quantidade de matéria”, sendo a expressão “número de moles” preterida em favor da quantidade de matéria.
A obra logra reunir os aspectos conceituais mais relevantes para a compreensão do tipo de cálculo tratado, tomando-se sempre o cuidado de explicitar o estado físico de cada substância envolvida na reação.
Dividido em 14 capítulos, aborda os seguintes tópicos: operações com grandezas e unidades de medida; algumas grandezas e suas relações; composição e fórmulas de substâncias, relações de grandes para materiais; preparo de soluções ou misturas; relações entre grandezas para gases; equações químicas; cálculos estequiométricos; cálculos eletroquímicos; cálculos de constantes de equilíbrio; aplicações de constante de equilíbrio; cálculo do pH de soluções; termoquímica e propriedades coligativas. Ao final de cada capítulo, há exercícios para reforçar o aprendizado.
Sobre os autores - Romeu C. Rocha-Filho é licenciado em Química pela UFSCar onde hoje é docente do departamento de Química. Cursou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo em São Carlos, na área de Físico-Química. Sua área de pesquisa é a Eletroquímica, na qual é autor de vários artigos científicos.
Roberto Ribeiro da Silva se formou em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Foi docente da UFSCar e atualmente é professor no Instituto de Química da Universidade de Brasília. Sua atuação profissional concentra-se na área de Ensino de Química, tendo publicado diversos livros didáticos e artigos.
Os dois autores são membros do conselho editorial da revista Química Nova na Escola.
Título: Cálculos Básicos da Química   Autores: Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva
Número de páginas: 278                
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-7600-227-7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade