Programa Doador do Futuro, do Hemominas, celebra 25 anos com ações educativas

Iniciativa pioneira no país já foi premiada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde
O programa “Doador do Futuro”, da Fundação Hemominas, comemora 25 anos em 2012. São 25 anos de atividades, preparando crianças e jovens para uma futura doação de sangue consciente e responsável, além de torná-los também multiplicadores dessa ação voluntária. Para isso, o programa oferece ações educativas, junto às escolas particulares e públicas de todo o Estado, que promovem reflexão sobre o processo da doação de sangue e sua importância.
Nesta sexta-feira (18), às 9h30, no auditório do Hemocentro de Belo Horizonte, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, a Fundação Hemominas realiza um evento comemorativo, recebendo cerca de 70 alunos e educadores que participam do “Doador do Futuro”, na capital. Esse programa, pioneiro no país, foi premiado pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, em 2000.
“Como a doação de sangue é, sobretudo, uma questão de educação para a cidadania, o envolvimento de educadores e alunos é fundamental para o sucesso do programa na conscientização da população para a doação de sangue”, afirma Heloísa Gontijo, gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Fundação Hemominas.
Doadores do futuro
Marcelo Júlio Teixeira fez sua primeira doação aos 18 anos, após participar do programa “Doador do Futuro” no Senac de Belo Horizonte. Ele sempre se preocupou em praticar atividades solidárias e encontrou na doação de sangue uma oportunidade. Para Marcelo, ter contato com o programa foi muito proveitoso, pois respondeu suas dúvidas dando-lhe segurança na hora de doar sangue. “O medo de doar deixa de ser um problema e o que importa é a vida que está sendo salva”, ressalta o doador, hoje, com 20 anos e três doações efetivadas.
Também participam das comemorações desta sexta-feira cerca de 30 membros do projeto “Bombeiro Mirim”, da Secretaria de Estado de Educação da Prefeitura de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse projeto reúne crianças de 8 a 11 anos de idade que estão inseridos no programa “Doador do Futuro”, que atuam como multiplicadores de informação para a população de Confins sobre a doação de sangue.
Os trabalhos do programa “Doador do Futuro” tiveram início em 1987, durante o XI Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Hematogia, realizado em Belo Horizonte, sendo a primeira experiência feita entre crianças matriculadas no ensino fundamental de uma escola particular da capital. Em 2010 e 2011, a Fundação Hemominas, por meio de suas unidades em todo o Estado, realizou cerca de 1,2 mil palestras para mais de 45 mil alunos.
Serviço:
25 Anos “Programa Doador do Futuro”
Local: Hemocentro de Belo Horizonte – Alameda Ezequiel Dias, 321
Horário: 9h30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços