Presidente da Corsan destaca avanços da gestão associada do saneamento em evento na ABES
 
O presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, participa nesta quinta-feira (17), da reunião almoço "Saneamento em Foco", organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O evento será realizado no Salão Nobre da Federasul, às 12h.

Dutra irá abordar os avanços da gestão associada do saneamento. "O segmento no Brasil está encerrando a fase de reordenamento político e jurídico para iniciar a fase da universalização do acesso aos serviços. Este novo cenário traz para a Corsan a possibilidade de captar, até 2015, cerca de R$ 3 bilhões para abastecimento de água e esgotamento sanitário", destacou.

A gestão associada entre os municípios, aliada ao subsídio solidário é, de acordo com Dutra, uma maneira eficiente de promover a democratização dos investimentos. "A Corsan está viabilizando recursos nos grandes e pequenos municípios do Estado. Estamos garantindo obras em locais que pela primeira vez são colocados na rota dos grandes investimentos para o setor", ressaltou.

Fundo de Gestão Compartilhada
Outro ponto da palestra será o novo modelo de gestão que tem integrado os contratos da Companhia. Nos municípios com maior capacidade de geração de receita e que são responsáveis pela existência do subsídio cruzado, a Corsan vem implementando fundos de gestão compartilhada. "O Fundo é uma ferramenta para que a arrecadação da Corsan permaneça nos municípios sendo repassada para investimentos", afirmou. Dezenove municípios gaúchos implantaram este modelo, onde 5% da tarifa de água e 100% da tarifa de esgoto ficam no Fundo e, mediante aprovação de uma comissão formada por membros da prefeitura e Corsan, é destinada a investimentos na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços