Presas de Santa Cruz do Sul começam a trabalhar na produção de pufes
Foto destaque
  • A produção atual é de 1,3 mil pufes por semana e a fábrica trabalha com até 14 tipos diferentes
Doze apenadas do Presídio Regional de Santa Cruz (PRSC) iniciaram os trabalhos na fábrica de pufes, que está instalada no pavilhão da unidade prisional. As mulheres são responsáveis por costurarem as capas dos pufes, além de moldarem o corte final. O trabalho, inicialmente, contava com a mão de obra de 30 detentos do regime semiaberto. Há expectativas de abertura de mais vagas, de acordo com a direção do PRSC.

Os produtos são comercializados por uma empresa de Charqueadas, que mantém convênio com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em mais cinco unidades prisionais do RS, proporcionando trabalho a cerca de 270 presos.

O delegado Penitenciário da 8ª Região, com sede em Santa Cruz, Anderson Louzado, destaca a importância de possibilitar que os apenados tenham acesso ao mercado de trabalho, ainda durante o cumprimento da pena. Segundo ele, "muitos não tiveram esta oportunidade, o que está sendo proporcionado agora".

O diretor do presídio, Bruno Pereira, ressalta que quando o detento tem a possibilidade de trabalhar, ao sair do presídio, o índice de reincidência no crime diminui. O RS é o que mais proporciona trabalho aos presos, pois de 29 mil detentos, 12 mil têm acesso ao trabalho.

A produção atual é de 1,3 mil pufes por semana e a fábrica trabalha com até 14 tipos diferentes de produtos. A mão de obra prisional permite que os itens sejam comercializados por um preço mais acessível, tornando-se mais vantajoso para o empresário, já que não possui encargos sociais trabalhistas. Para o preso, a cada três dias trabalhados, reduz um da pena.

Pavilhão O pavilhão, localizado na área do presídio, que abriga a fábrica de pufes, e agora, uma serralheria estava abandonado há três anos. Em 2011, o local passou por retirada dos entulhos, limpeza e reforma com a mão de obra dos presos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade