Prefeituras têm até 8 de maio para adesão ao Pronatec
Florianópolis,


Os municípios catarinenses têm até 8 de maio para aderirem ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que está sendo adotado em Santa Catarina. Até sexta-feira, dia 4 de maio, 22 prefeituras confirmaram a inscrição.
O objetivo do programa é oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional voltados para a população extremamente pobre. Estão previstas 10 mil vagas em todo o Estado. Os cursos são oferecidos por Escolas de Ofício, distribuídas em Santa Catarina pelos Institutos Federais (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, formado pelo Senai e Senac.
A previsão é de atender pessoas na faixa etária entre 16 e 59 anos, que estejam no Cadastro Único da Assistência Social ou que sejam beneficiárias do Bolsa Família. No Estado, sete municípios já executam os cursos do Pronatec: São José, Blumenau, Brusque, Chapecó, Joinville, Lages e Rio do Sul.
Dentre os cursos a serem oferecidos estão o de cabeleireira, massagista, costureira, pedreiro, assistente administrativo, camareira e cuidador de idosos, por exemplo. Mas cada município avalia quais as profissões devem ser atendidas. “É preciso adaptar os cursos às necessidades da clientela para que os alunos permaneçam em sala de aula”, destaca o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Edilson Godinho.
A SST contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecerão a qualificação. A secretaria enviou documento para estimular as prefeituras a aderirem ao programa. Além disso, em 14 de maio, será realizada, em Florianópolis, uma oficina com as entidades envolvidas no projeto no Estado para orientar os municípios a fazer o levantamento sobre as suas demandas de qualificação.
Os cursos variam de no mínimo 160h/aula a 350h/aula e a realização do curso por meio do Pronatec não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal.
Para formalizar a adesão ao Pronatec Brasil Sem Miséria, basta a prefeitura acessar o endereço eletrônico www.mds.gov.br/brasilsemmiseria/pronatec e clicar no link que encaminha ao formulário eletrônico. A senha de acesso ao formulário é a mesma já usada pela secretaria no Cadastro Nacional do Sistema Único da Assistência Social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços