Prefeitura entrega 21ª composteira e lança projeto de hortas escolares


Os projetos promovem a educação ambiental e incentivam a produção de alimentos saudáveis. O evento será amanhã, na Escola Municipal Carlos Dietz
O prefeito Barbosa Neto e a secretária municipal de Educação, Virginia Pelisson Laço, entregam a 21ª composteira em escolas da rede municipal de ensino e lançam o projeto “Plantando Alimentação, Colhendo Educação”, amanhã (10), às 16h30. O evento será na Escola Municipal Carlos Dietz, localizada na avenida Juscelino Kubitschek, 48, no  centro.

Segundo a coordenadora, Denise Pontello, o projeto pretende reativar e instalar novas hortas escolares, aproveitando o adubo produzido nas composteiras. “Queremos conscientizar os alunos da importância do alimento saudável cultivado no ambiente natural”, destacou.

A coordenadora ainda informou que os alimentos produzidos nas hortas serão utilizados na merenda escolar. “Por meio da alimentação de qualidade recebida pelos alunos, pretendemos também incentivar a comunidade a cultivar hortas em casa”, disse Denise.

Composteira

De acordo com o coordenador do projeto da composteira, Célio Camilo, os dois projetos desenvolvem ações interligadas que promovem a conscientização para a  preservação ambiental. “São equipamentos simples. Cada composteira conta com uma tela para impedir a perda do material e permitir a circulação de ar, tornando mais rápida a decomposição”, disse.

“Na estrutura do equipamento, os próprios alunos depositam restos de alimentos da merenda escolar e outros materiais orgânicos, como cascas e folhas de frutas, verduras e legumes.
Posteriormente, a decomposição desses materiais forma o adubo, que será utilizado na horta”, concluiu.

Os projetos da composteira e o Plantando Alimentação, Colhendo Educação são resultados de parceria da Secretaria Municipal de Educação com as do Ambiente (Sema) e da Agricultura e do Abastecimento (Seab). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços