Prefeito lança projeto de hortas escolares


Ação promove educação ambiental; 21ª composteira foi instalada na Escola Municipal Carlos Dietz
O prefeito Barbosa Neto, juntamente com a secretária municipal de Educação, Virginia Pelisson Laço, entregaram ontem (10), no final da tarde, a 21ª composteira em escola da rede municipal da cidade. Na ocasião  também foi laçado o projeto “Plantando Alimentação, Colhendo Educação”. A solenidade foi realizada na Escola Municipal Carlos Dietz, localizada na avenida Juscelino Kubitschek, 48.

Os projetos da Secretaria de Educação pretendem reativar e instalar novas hortas escolares, aproveitando o adubo produzido nas composteiras. Além da consciência ambiental, os alimentos produzidos nas hortas serão utilizados na merenda escolar. Ambos desenvolvem ações interligadas que promovem a conscientização para a  preservação ambiental.

Durante a solenidade, que contou com a presença de alunos, professores, funcionários e pais, Barbosa Neto destacou a importância da ação municipal. “Nós estamos trabalhando cada dia mais para atender a população. É um projeto simples, no entanto, servirá de grande ajuda para o meio ambiente e, principalmente, para fortalecer princípios de educação para as crianças”, disse o prefeito, que ainda garantiu a chegada de uniformes para a próxima semana.

A secretária municipal de Educação, Virginia Pelisson Laço, destacou a importância dos alunos no processo. “A composteira servirá para deixar a horta mais bonita. Cabe aos professores repassar todas as instruções aos alunos que, certamente, vão conscientizar seus pais sobre o benefício que proporcionarão ao meio ambiente. Todos saem ganhando”, ressaltou. 

De acordo com o coordenador do projeto da composteira, Célio Camilo, os dois projetos desenvolvem ações interligadas que promovem a conscientização para a  preservação ambiental. “São equipamentos simples. Cada composteira conta com uma tela para impedir a perda do material e permitir a circulação de ar, tornando mais rápida a decomposição”, disse.

Na estrutura do equipamento, os próprios alunos depositam restos de alimentos da merenda escolar e outros materiais orgânicos, como cascas e folhas de frutas, verduras e legumes. Posteriormente, a decomposição desses materiais forma o adubo, que será utilizado na horta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços