Pesquisador da Fepagro palestra sobre o uso e manejo do sorgo, em Três de Maio
 
O pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) de Taquari, Zeferino Chielle, palestrará sobre o uso e manejo do sorgo, nesta quinta-feira (17), durante o III Seminário de Agronomia, no município de Três de Maio. O evento teve início na segunda-feira no Campus Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem).

"O sorgo é uma gramínea anual de verão, de colmos suculentos, dispostos em forma de touceiras", explica o pesquisador. Há cultivares adaptadas para uso em silagem, pastejo direto, corte verde, feno e produção de grãos (componente básico para as rações de animais domésticos, suínos e aves). Segundo Chielle, a maioria das espécies da planta podem ser utilizada no manejo para corte/pastejo. No entanto, algumas cultivares têm características específicas como capacidade de rebrote, produtividade e resistência para suportar melhor os cortes e pastejos sucessivos.

Os sorgos silageiros e os sacarinos caracterizam-se por produzir massa verde de boa qualidade e quantidade, podendo ser usados na alimentação direta ou armazenados na forma de silagem. Constituem-se de plantas de porte alto (híbridos e variedades), apropriadas para confecção de silagem e/ou produção de açúcar e álcool. Em todas as lavouras de produção e trabalhos de pesquisa na produção de silagens, os sorgos silageiros têm produtividade dobrada por hectare em relação ao milho, o que fornece uma economia significativa para o produtor.

Conforme Zeferino, os animais precisam de adaptação ao pastejo de sorgo. É importante colocar os animais alimentados para evitar consumo excessivo e desequilíbrio alimentar, por ser um pasto de alta qualidade e teor de umidade. O tempo de pastejo deve ser inicialmente controlado para não haver ingestão excessiva nos primeiros dias. Animais jovens devem alimentar-se com controle de tempo e volume nos primeiros três dias, explica o cientista.

O sorgo sacarino é considerado uma cultura de alta qualidade energética, juntamente com a cana-de-açúcar, adequada à produção de biocombustível de todas as partes da planta (colmos, grãos e parte aérea). As principais variedades  produzidas pela fundação são: Fepagro RS 11, Fepagro RS 12, Fepagro 17, Fepagro 18 e Fepagro 19.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade