Pedro Simon: No Brasil, os corruptores nunca são punidos

Da Redação
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse nesta segunda-feira (14) que os corruptores nunca são punidos no Brasil. Ele afirmou que há registro de corruptos presos, multados ou cassados, mas o corruptor quase sempre escapa ileso.
Simon declarou estranheza sobre notícias de que a holdind J&F estaria comprando a empreiteira Delta Construção, empresa considerada a maior participante em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que está sendo acusada de envolvimento com Carlinhos Cachoeira. O presidente do conselho consultivo da J&F, dona da empresa JBS-Friboi, é o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, acrescentou Simon.
Para o senador, o negócio deveria ser impedido, visto que a Delta está sendo investigada por envolvimento com negócios irregulares de Cachoeira. Além disso, afirmou Simon, o BNDES tem participação acionária na JBS-Friboi.
- Uma empresa que era um açougue, foi crescendo e hoje é o maior frigorífico do mundo, claro, com o dinheiro do BNDES. De repente, o senhor Meirelles, que foi o único estrangeiro presidente mundial do Banco de Boston, vem e assume o controle. E a CPI não faz nada, eu não consigo entender, a CPI não faz nada – disse Simon, defendendo o direito de a CPI do Cachoeira impedir o negócio e tornar indisponíveis o patrimônio da Delta para que as denúncias de irregularidades sejam investigadas e possíveis prejuízos ao erário sejam repostos.
Simon informou ainda que, segundo notícias da imprensa, Meirelles teria recebido aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a compra da Delta pela J&F. E a venda pode ser concretizada mesmo a Delta estando sob investigação pelo Ministério Público, investigação que poderia torná-la empresa inidônea, impedindo-a de fechar contratos com o governo, completou o senador.
- Vão sepultar tudo o que foi encontrado em torno da Delta, todas as provas em torno da empreiteira vão desaparecer. O corrupto vai para a cadeia. Daqui a pouco vão pegar o governador tal, o deputado tal e o senador daqui e esse sim vai sair da tribuna, mas empreiteiro, corruptor? Nunca se conseguiu. O que tem o dinheiro, o que corrompe, o que desmoraliza, o que vai lá e pega a metade dos funcionários, da polícia, dos procuradores, o diabo, com esse não acontece nada – disse.
‘Ficha limpa federal’
Pedro Simon elogiou a presidente Dilma Rousseff por ela estar prestes a assinar decreto instituindo a “ficha limpa federal”. De acordo com as notícias, explicou Simon, a Presidência da República e a Advocacia Geral da União estão prestes a fechar o texto do decreto que instituiria os mesmos critérios da Lei da Ficha Limpa para preenchimento de cargos de confiança no governo federal.
Segundo o senador, a “ficha limpa federal” será exigida de indicados para a administração direta e indireta, inclusive ministros de estado e presidentes de estatais e autarquias. Assim, acrescentou Simon, não poderão ser nomeados para esses cargos de confiança federais “aqueles condenados em segunda instância em decisões colegiadas”.
- Nota dez! É um grande momento! Acho que a presidente está dando um caminho indicativo. Essa é a presidente da República. Ficha limpa federal para todos – comemorou Simon.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços