Paraatletas revelados nos Parajesc são destaques nacionais
Brusque,


Integração, vitórias e medalhas são objetivos de muitos estudantes paratletas que disputarão os 3º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que ocorrem de terça-feira (15) a sábado (19), em Brusque. Mas para Bruna Costa, mesatenista de Criciúma, e os nadadores Matheus Rheine, de Brusque, e Roberto Alcalde Rodrigues, de Florianópolis, o evento representou mais que uma medalha de ouro no peito. Foi o pontapé inicial para uma carreira vitoriosa, que culminou com a convocação para a seleção brasileira. Os três paratletas foram campeões na primeira edição dos Parajesc em 2010 e hoje estão entre os melhores do Brasil.
Depois de passar pelo Parajesc, a mesatenista Bruna Costa, 17 anos, que tem o braço direito amputado,  já conquistou 139 medalhas em sua trajetória esportiva - 80% delas de ouro em diferentes competições no Brasil e mundo. Em seu currículo há vitórias no campeonato mundial paraolímpica na França, China, Para-Pan do Peru, entre outros. “São tantas medalhas que chego a perder as contas”, espanta-se a jovem, que começou a jogar tênis em 2004, aos 10 anos de idade por influência do irmão Bruno, que praticava a modalidade em um centro de treinamento da prefeitura de Criciúma.
A exemplo de Bruninha, que atualmente treina em São Paulo, o nadador Roberto Alcalde Rodriguez, com 20 anos e atrofia nas duas pernas, teve bastante sucesso após participar dos Parajesc. Hoje é atleta da seleção brasileira e da Associação de Pessoas com Deficiência em Santa Catarina (Apedesc). Entre os principais títulos na carreira estão o de campeão mundial júnior nos Estados Unidos, quatro vezes campeão Parapan-americano jovem, bicampeão da Travessia Internacional da Lagoa da Conceição e campeão brasileiro na prova dos 100m peito.
Já o brusquense Matheus Rheine, ex-atleta dos Parajesc, também hoje nada em outras piscinas. E foi longe. Além já ter sido campeão brasileiro, aos 18 anos e 100% deficiente visual, é recordista nos 100 e 400 metros livres e vencedor de quatro etapas do Circuito Loterias Caixa de Natação em 2010, ano em que foi considerado o melhor paratleta do Brasil na classe S11 na Paraolimpíada Escolar.
“Os Parajesc têm esse forte componente da inclusão social. Muitos jovens que poderiam estar em casa, escondidos da sociedade, recebem estas oportunidades e revelam talentos que estavam adormecidos”, destaca o coordenador geral dos 3º Parajesc, Dárcio de Saules.
Os Parajesc são uma promoção do governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Brusque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade