Painel História e Formação Cultural das cidades de Porto Alegre e Pelotas
Foto destaque
  • Mário Osório apresenta todo o seu envolvimento afetivo com Pelotas
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) realiza nesta terça-feira (15), às 19h, no auditório Barbosa Lessa, o painel As Cidades e as Palavras - História e Formação Cultural das Cidades de Porto Alegre e Pelotas. Os painelistas serão o historiador Sérgio da Costa Franco, o professor Arnoldo Doberstein e o escritor Mario Osorio Magalhães.
Os três painelistas irão conversar sobre o desenvolvimento e a importância das pesquisas que desenvolveram, que resultaram em obras literárias e exposições fotográficas, em exibição no CCCEV até o final deste mês de maio. Sérgio da Costa Franco, autor do livro Porto Alegre Ano a Ano, diz que a obra preenche lacunas existentes e relacionadas a aspectos da história da Capital.

Algo semelhante pode-se afirmar sobre a publicação de Mario Osorio Magalhães, História e Tradições da Cidade de Pelotas, que apresenta todo o seu envolvimento afetivo com a cidade e abordagens detalhadas do passado pelotense. Arnoldo Doberstein, no entanto, trata em seu livro Estatuária e Ideologia a questão da pintura sacra, onde destaca os pintores Emilio Sessa e Aldo Locatelli, que juntamente com Adolfo Gardoni, vieram em 1948 para o Brasil para pintar a Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas.
Além disso, os painelistas pretendem estabelecer, por meio da religiosidade, um elo entre os diferentes trabalhos executados, que também serviram de inspiração para a concepção das exposições fotográficas produzidas e que estão em cartaz no CCCEV.
Serviço
O Quê: Painel As Cidades e as Palavras - História e Formação Cultural das Cidades de Porto Alegre e Pelotas, com Sérgio da Costa Franco, Arnoldo Doberstein e Mario Osorio Magalhães
Quando: Dia 15 de maio de 2012, terça-feira, às 19h
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), auditório Barbosa Lessa, 4º andar, na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre
Quanto: Entrada franca Informações: (51)3226.7974

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade