Pacientes que participam do Hiperdia recebem vacina contra a gripe


 Foto: Ass Imprensa 
Para atingir a meta de vacinação (80% do público alvo) contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde descentralizou a aplicação das doses. Todas as unidades de atendimento estão recebendo povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes. Aproveitando as reuniões do Hiperdia, em que a maioria dos participantes possuem mais de 60 anos, a equipe do Programa Saúde da Família da Vila Alta também promove a imunização deste público.

Os idosos que têm problemas de pressão alta e diabetes recebem orientações sobre as doenças e saem vacinados contra três vírus diferentes, inclusive o H1N1. Foram realizados encontros no dia 07 de maio (São Domingos) e no dia 14 de maio (Vila São Francisco). Estão programadas reuniões e vacinas no Parque Hortência (21 de maio) e Vila Alta (28 de maio).

Preocupados em atingir um número ainda maior de idosos, a Prefeitura também firmou uma parceria com a Universidade Paranaense (Unipar). Supervisionados pela professora Eliane Muniz, os alunos de enfermagem do curso de Guaíra auxiliaram os profissionais de Saúde da Vila Alta em uma programação de vacinação no Lar são José.

Além de estarem disponíveis nestas ações isoladas, as vacinas podem ser encontradas nas unidades da Vila Eletrosul, Jardim Santa Paula, Bairro Tancredo Neves, Vila Alta, Distrito de Doutor Oliveira Castro e Bela Vista. Também no Centro de Atendimento às Gestantes e no Pronto Atendimento da Unipar até o dia 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

De acordo com Viviane Carvalho, enfermeira responsável pelo Departamento de Epidemiologia, a expectativa da secretaria é atingir cerca de 5,7 mil pessoas. “Queremos imunizar a grande maioria dos guairenses que estão na faixa de risco do vírus“, explana. “Lembramos que a vacinação será aplicada em dose única, com exceção das crianças, que receberão duas doses da vacina. A primeira será aplicada durante a campanha e a segunda após 30 dias”, completa.

Sobre o Hiperdia

O Hiperdia é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

Nas reuniões são realizadas orientações coletivas e individuais, aferição da pressão arterial, glicemia capilar, entrega de medicamentos para hipertensão e diabetes (farmácia básica), e encaminhamentos para atendimento médico daqueles cuja pressão arterial e glicemia capilar apresentem alteração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços