Ospa realiza apresentação no Colégio Militar de Porto Alegre neste domingo
Foto destaque
  • Concerto será regido pelo maestro Manfredo Schmiedt
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) irá se apresentar no Colégio Militar de Porto Alegre, neste domingo (13), às 17h, com entrada franca. O concerto será regido pelo maestro Manfredo Schmiedt e faz parte da programação que comemora o centenário da instituição.

O espetáculo começa com a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino Rio Grandense e a Canção do Colégio Militar (cuja letra é de Barbosa e Souza, música de Arão Lobo e arranjo de Iuri Corrêa), com a participação do Coro do Colégio Militar. Na sequência, a Ospa interpreta Capricho Italiano, Op. 45, de um dos maiores compositores do romantismo russo, P. I. Tchaikovski (1840 - 1893). É uma obra alegre, inspirada em festas carnavalescas italianas.

A próxima obra é Intermezzo do III ato: Manon Lescaut, do italiano G. Puccini (1858 - 1924). Depois, está Abertura Páscoa Russa, Op. 36, de N. Rimsky-Korsakov (1844 - 1908), em homenagem à Páscoa, que é considerado o acontecimento mais glorioso do calendário da igreja russa. Ainda serão executadas Claire de Lune, de C. Debussy (1862 - 1918), com arranjo de A. Caplet e Batuque, do compositor brasileiro Lorenzo Fernandes (1897 - 1948).
O concerto se encerra com Abertura 1812, de P. I. Tchaikovsky, com a participação da Banda do III Batalhão de Polícia do Exército. De caráter fortemente nacionalista, a obra comemora o fracasso da invasão francesa à Rússia, em 1812, e a consequente devastação do Império Napoleônico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços