Oficina mostrou benefícios da música no desenvolvimento infantil
Canela dá início a Semana do Bebê

Até o dia 20, atividades priorizam o cuidado com a primeira infância


Uma missa na Catedral de Pedra, no domingo (13), Dia das Mâes, deu início às atividades da 13ª Semana do Bebê de Canela. O Pároco Padre Juscelino Brazeiro Júnior destacou em seu pronunciamento que o município recebe a bênção pela sua dedicação em ações a primeira infância.

Rogério Heurich e Ionara Candiago, da Secretaria de Educação, acompanhados dos alunos do Centro Social Padre Franco, participaram da cerimônia interpretando canções relacionadas às mães.

No final da celebração, os alunos do Centro Social Padre Franco presentearam as mães com uma rosa, simbolizando o carinho da organização do evento às mulheres que dedicam sua vida aos filhos. A missa contou também com a participação de autoridades e convidados.

Até o dia 20, o evento oferece mais de 60 palestras, oficinas e seminários voltados para diversos tipos de público, como educadores, profissionais da saúde e assistência social, conselheiros tutelares, merendeiras, gestantes, mães e bebês, pais, adolescentes e estudantes.



Programação especial para mães e bebês

Mães e bebês ganham atividades especiais durante a semana. Uma das novidades desta edição é a oficina Yoga para Gestantes. Segundo a ministrante, Cristiani Cristófoli, mães e bebês compartilham dos diversos benefícios do Yoga. Para a gestante, a prática corporal, o trabalho de respiração e o relaxamento típicos do Yoga tem ação física e terapêutica. Os benefícios são diversos: melhora a disposição da mãe com o aumento dos níveis de energia, diminuindo a fadiga exagerada, ameniza os desconfortos físicos como dores lombares, trabalha o fortalecimento do assoalho pélvico para o parto, melhora a circulação sanguínea amenizando inchaços, dormências e varizes, reduz a ansiedade e ensina a relaxar. Outro benefício é a ampliação da respiração materna, oxigenando melhor mãe e bebê.

A prática também proporciona ao bebê suaves massagens e balanços que contribuem para a sua tranquilidade e estimula a criação do vínculo afetivo entre ambos ao longo da gestação. “Além de todos os benefícios de estar praticando uma atividade física, o yoga é uma prática milenar capaz de trabalhar com suavidade o ser humano por inteiro, unindo corpo, mente-emocional e espírito. Cria um estado de equilíbrio que ajuda a mulher a se adaptar progressivamente as transformações do seu corpo, promovendo uma gestação saudável e tranquila”, afirma Cristiani, que dá aulas de Hatha Yoga e aplica Massagem Ayurvédica na Clínica Centrum e contabiliza em seu currículo diversas formações na área, como em Hatha Yoga (2010) e em Ayurveda (2011).Podem participar da oficina gestantes que já completaram o 3º mês gestacional (16 semanas) ou que já tenham liberação médica para atividades físicas.

Já a oficina de musicalização tem como objetivo demonstrar a pais, familiares e professores a possibilidade de interação entre a música e os pequenos. De acordo com a ministrante, Paula Pecker, as pequisas nas áreas de Educação e da Saúde têm mostrado que as experiências com música na infância podem ser benéficas para as crianças em diversos âmbitos: a criatividade, a concentração, o raciocínio lógico, a coordenação motora e a afetividade costumam se desenvolver a pleno naquelas crianças que se relacionam com a música. “Desde recém-nascido, o bebê é sensível auditivamente e pode encontrar nos sons estímulos para aprender, mas precisa ser incentivado a isso. A aula de música tem, justamente, essa função: levar as crianças e suas famílias a prestarem mais a atenção no universo sonoro que os rodeia e fazer disso uma nova fonte de descobertas”, fala. Professora licenciada em Música e Música e Mestre em Educação pela UFRGS, ela ainda acrescenta que as crianças expostas a aulas de música nos primeiros anos de vida acabam aprendendo música de forma menos trabalhosa mais tarde, se interessado mais pela disciplina e tendo ótimos resultados em suas práticas. “Estimular o gosto por música é como estimular o gosto pela leitura, a família tem papel fundamental em enriquecer o universo infantil e a escola também, já que a criança poderá vir a passar uma boa parte do dia com seus professores e colegas ”, completa.

Uma programação voltada aos cuidados com os bebês não poderia deixar de incluir aqueles profissionais responsáveis por cuidar dos pequenos no ambiente escolar. Diversas oficinas são voltadas aos professores de educação infantil e têm como palco as escolas municipais. “A participação da Secretaria da Educação é intensa e envolve, especialmente, a educação infantil. O evento sempre deixa um saldo muito positivo”, afirma a Secretária de Educação, Marluce Fagundes. Também no dia de hoje (segunda-feira, 14), a Escola Santa Terezinha sediou a oficina “Formação de Profissionais para o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas”, onde foi debatido as políticas públicas para adolescentes. Esse Projeto tem como eixo estruturante de suas ações a integração dos setores saúde-educação. A proposta resulta da parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, com o apoio da UNESCO, do UNICEF e do UNFPA . Durante um ano, os setores de saúde, educação e assistência social integraram-se e as escolas sediaram oficinas onde temas como gravidez e drogadição foram desenvolvidos. “O objetivo é constituir uma rede integrada que possa estar sempre presente”, completa Marluce.


A Semana do Bebê

A Semana do Bebê discute a saúde física e mental dos bebês a partir de oficinas, seminários, concursos, passeata e o debate entre técnicos e comunidade canelense. É a união de esforços entre governo e sociedade em torno do cuidado com a primeira infância. A 13ª edição do evento é uma realização da Prefeitura de Canela e Fundação Cultural de Canela, parceria estratégica UNICEF, patrocínio master P&G – Pampers, patrocínio RGE e Câmara de Vereadores de Canela, co-patrocínio ULBRA, Corsan, UCS, Ri Happy. Realização Seminário Internacional e oficinas ULBRA – Curso de Medicina e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Apoio: Rotary Club, Lions Clube, Rádio Clube de Canela, Associação Cristã de Moços, Federação das Mulheres Gaúchas, Conselho Tutelar de Canela, Klein Ville Hotel, Kur Estação das Águas e Spa, Assembleia Legislativa – Governo do Rio Grande do Sul, Jornal de Canela, Folha de Canela, Sociedade Brasileira de Pediatria, Jornal Integração, Pastoral da Crainça, COMDICA, Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Saúde e Prevenção nas Escolas – MEC/Governo Federal. Agência oficial: Brocker Turismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços