Nova ponte de Guidoval, determinada por Anastasia, está próxima de ser concluída

Com investimentos de R$ 18 milhões do Governo de Minas, obra já atingiu 98% das ações previstas
O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, acompanhado do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), José Elcio Santos Monteze, realizaram nesta quarta-feira (16) uma visita técnica às obras de construção da nova ponte sobre o rio Xopotó e do novo acesso a ponte, em Guidoval. As chuvas de janeiro, que castigaram a Zona da Mata, destruíram a ponte da cidade.
O governador Antonio Anastasia, em visita ao município, na época, determinou ao DER-MG que tomasse as medidas necessárias para a realização da construção de uma nova ponte. Para o secretário Melles, “desde o primeiro momento, em que o governador Anastasia determinou a construção de uma nova ponte, o DER vem executando as ações necessárias para concluir esta missão de estabelecer uma comunicação rodoviária definitiva para a cidade de Guidoval”. “Hoje, a ponte está praticamente pronta, instalada em local seguro, com previsão de ser inaugurada até o final do próximo mês”, adiantou Melles.
Melles lembrou, ainda, que durante as visitas de janeiro, acompanhando o governador Antonio Anastasia e, depois, com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a situação era crítica. “Hoje, o DER vem cumprindo a missão determinada pelo Governador Anastasia, realizando um trabalho importante para a população de Guidoval, ao construir uma nova ponte, de qualidade, capaz de resistir a força das águas e evitar o que aconteceu durante as chuvas de janeiro, quando a cidade ficou isolada”, concluiu o secretário.
De imediato, com a destruição da ponte antiga, a população de Guidoval, na Zona da Mata, reestabeleceu a comunicação, utilizando uma ponte metálica instalada pelo Exército Brasileiro e recebeu ajuda humanitária prestada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
A ponte
A nova ponte sobre o Rio Xopotó terá 130 metros de extensão, ligando as duas margens, sendo sustentada por quatro conjuntos de pilares duplos, para sustentação da pista de rolamento com 11 metros de largura, incluindo duas passagens de pedestres de 1,5 metro cada e guarda corpo em concreto. O trabalho de construção teve início em 21 de janeiro, com orçamento previsto de R$ 18 milhões, incluindo a construção de um novo acesso à ponte com a extensão de 1,8 quilômetro.
O diretor-geral do DER, José Elcio Monteze, explica “que a obra da ponte já atingiu 98% das ações previstas”. “Estamos concentrados na execução do acesso, que está com as obras dentro do cronograma. A terraplenagem está quase pronta, falta ainda a execução das etapas de pavimentação, drenagem superficial e sinalização. A previsão de entrega da obra é no final de junho”, explicou.
Estiveram presentes à vistoria, além do secretário Melles e do diretor geral do DER, o diretor de operações do DER, Luiz Alberto Dias Mendes, prefeitos e autoridades da região, e os representantes da construtora Aterpa M.Martins S/A, responsável pela execução da obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços