Município lança Programa Afeto e Semana de Combate à Violência


Programa de combate à violência infanto-juvenil é pioneiro na cidade e visa integrar políticas públicas na área da Assistência Social, Saúde e Educação
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Assistência Social, vai lançar na próxima segunda-feira (14), às 8h, o Programa Afeto e dará início a atividades da Semana de Combate à Violência contra Criança e Adolescente. A solenidade será realizada no auditório do SENAI, localizado na rua Belém, 844, região central da cidade.

O objetivo do programa é contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de suas funções protetivas, prevenindo a violência contra crianças e adolescentes, bem como o uso de substâncias psicoativas. O público-alvo serão crianças de cinco a 10 anos de idade que estão matriculadas nas escolas municipais de Londrina.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, diversos serviços serão realizados através do programa. “Esperamos auxiliar na prevenção de todo tipo de violência infanto-juvenil, por isso lançamos mão de ações que integram políticas públicas na área da Assistência Social, Saúde e Educação. Vamos realizar trabalhos com os alunos e professores; com os funcionários das Unidades Básicas de Saúde e com os profissionais que trabalham nos Centros de Referência de Assistência Social. É um programa pioneiro”, explicou.

A equipe que realizará os trabalhos conta com duas assistentes sociais, uma psicóloga, uma psicopedagoga e dois auxiliares educacionais. Os trabalhos terão início nas escolas municipais da região sul, onde haverá capacitação teórica e troca de experiências realizadas no âmbito da prevenção à violência.

Os professores terão palestras sobre o assunto para saber como identificar possíveis situações de violência à criança e dar o tratamento correto nesses casos. Nas escolas, as famílias também serão chamadas a participar dos debates e receberão folders explicativos. Já as crianças terão informações sobre o assunto através de atividades lúdicas como a “caixa de segredos”, onde os alunos podem relatar situações de violência que tiverem conhecimento.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os profissionais serão orientados para realizar trabalhos em rede, no sentido de desenvolverem atividades protetivas e direcionarem os serviços oferecidos pela rede no caso de pacientes que sofreram algum tipo de violência infanto-juvenil.

Já os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) darão continuidade aos serviços que estão sendo realizados e darão suporte para o desenvolvimento das políticas públicas integradas. Além disso, os profissionais dos CRAS serão intermediários nas ações do programa. 

Durante abertura do evento, os participantes poderão assistir a palestra “Prevenção e Atendimento à Criança e Adolescente Vítima de Violência”. Das 13h às 17h, haverá a mesa redonda com a temática “Desafios para o Trabalho em rede”.

Na sexta-feira (18), às 8h45, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, participará das atividades do programa Afeto realizadas na Escola Municipal Moacyr Teixeira, localizado na rua Luiz Brugin, 775, conjunto Violim, região norte da cidade. 

Cronograma de atividades

15/05 – Haverá oficina com grupos de famílias no CRAS norte B, às 9h, na rua Maria Garcia Lopes, 158, Jardim Novo Amparo.

Às 14h, será no CRAS oeste B, que fica na rua Eucaliptos, 285, jardim Leonor.

16/5 – Mesa redonda com o tema “Desafios para o Trabalho em Rede no Município de Londrina”, das 13h às 17h, no SENAI, localizado na rua Belém, 844.

Oficina com grupos de família no CRAS norte B, às 14h, localizado na rua Miguel Perez, 6, no Aquiles Stenghel.

Às 9h, será no CRAS norte A e no CRAS oeste A.

Às 15h, será no Viva Vida, que fica na rua Atílio Scudeler, 283, na Vila Portuguesa.

17/5 – As oficinas serão no CRAS sul A e B, às 9h; no CRAS centro A, também às 9h, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, na rua Togo, 60, no Parque Ouro Verde.

No CRAS oeste A, a oficina será às 9h.

18/5 - Apresentação da peça teatral “Violência familiar- mudanças possíveis através do afeto”, no Circo Funcart, das 19h às 20h30.

19/5 – Encerramento das atividades da Semana de Combate à Violência com o Ato Público e apresentações artísticas no Calçadão, avenida Paraná, das 9h às 12h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços