MTur quer eliminar exploração sexual de crianças no turismo

Em seminário catarinense, MTur defende integração das redes de proteção aos direitos da criança e do adolescente no Brasil



Florianópolis (SC) – O Brasil está fortalecendo a rede de aliados na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. “O objetivo é zerar os crimes dessa natureza em equipamentos do setor”, defendeu o coordenador-geral de TSI do Ministério do Turismo, Adelino Neto, na abertura do I Seminário Turismo Sustentável e Infância (TSI) de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (9).

Segundo o gestor público, a construção de uma potência turística mundial passa pela adoção de valores diretamente ligados ao desenvolvimento social de um destino. “O turismo é uma extraordinária ferramenta de desenvolvimento econômico. Mas é fundamental que esse potencial caminhe de mãos dadas com o desenvolvimento social. Lugar nenhum do país pode admitir ou aceitar se beneficiar financeiramente de uma prática criminosa, e isso é um ponto pacífico no mercado turístico do Brasil”, avaliou.

De acordo com o presidente da Santa Catarina Turismo, Waldir Walendowski, a rede de enfrentamento de exploração sexual no estado está articulada e trabalha por um turismo livre da violação de direitos, “porque isso nunca será um negócio para nós e para os demais estados do país”. Fazer do Brasil o melhor destino turístico do mundo, para o dirigente, requer “fazer o possível para que o Brasil puna esse tipo de prática absurda e repulse esse tipo de interesse escuso”.

Enquanto no mundo o turismo representa cerca de 5% do poderio econômico, em Santa Catarina, o setor já representa 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o secretário de Turismo do estado, José Natal Pereira, o índice acima da média significa que o turismo vem se aperfeiçoando em SC. “Queremos oferecer turismo com segurança, respeito e responsabilidade. E isso nos orgulha. Queremos erradicar em nosso estado esse tipo de prática criminosa”, disse.

Os debates do I Seminário Turismo Sustentável e Infância (TSI) de Santa Catarina se estendem até o fim da tarde desta quarta-feira (9), em Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços