Missão do Governo vai à Argentina conhecer experiências na área de trânsito
 
O Governo do Estado envia, na próxima segunda-feira (14), uma missão à Argentina para conhecer as experiências do país vizinho na gestão do trânsito, especialmente com a regularização dos desmanches, além de examinar a possibilidade de um intercâmbio de cooperação técnica. A missão composta pelo presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, e pelos assessores de Planejamento e Gestão, Paulo Palma Alves, e do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Ordeli Savedra Gomes, contou com o apoio da chancelaria Argentina, e terá uma agenda de três dias, em audiências com as diretoria de Desmanches, Geral de Trânsito, e Executiva da Agência Nacional Rodoviária e a Gerência de Controle Técnico e Observatório Estatístico.

O projeto portenho de regularização dos desmanches, que foi implementado em 2004 e conseguiu reduzir em 70% o número de furtos e roubos a veículos em Buenos Aires, inspirou o Detran/RS na criação dos Centros de Desmanches de Veículos (CDVs). O Detran/RS, que está em fase de credenciamento dos desmanches do Estado, buscará na Argentina expertise para gerenciar a nova atividade.
 
Os gestores querem conhecer como é feito o credenciamento, quais as instalações e documentos exigidos, como é feita a compra de peças pelo cidadão e das sucatas pelo reciclador, se há a restrição de venda de alguma peça, quais os procedimentos para recepção de veículos sinistrados, descontaminação e destinação de materiais poluentes, como é realizado o desmanche e a reciclagem, como é feito o controle e a baixa dos veículos sinistrados, o cadastro das peças no sistema, a vistoria técnica, a identificação das peças, o controle de estoque no sistema, a compatibilidade de peças entre veículos, o monitoramento do sistema, a supervisão e a fiscalização.
 
Credenciamento de desmanches no Estado
O processo de credenciamento dos desmanches no Estado encontra-se em fase de análise da documentação enviada pelos interessados em atuarem como CDVs. Dos 738 desmanches existentes no RS, segundo levantamento recente da Brigada Militar, 573 cadastraram-se para exercer a atividade. Destes, 403 tiveram o cadastro homologado na primeira fase e cerca de 230 enviaram a documentação para credenciamento até o momento.

O número ainda é parcial, pois, embora o prazo tenha se encerrado, os documentos ainda estão chegando pelos Correios. As vistorias iniciam-se no mês de junho. O Detran/RS não descarta a abertura de novo prazo, caso o número de empresas com credenciamento homologado seja insuficiente para atender a demanda de todas as regiões do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços