Ministra da Cultura elogia estrutura do Circuito Cultural Praça da Liberdade

Não há Estado que se igualasse a Minas em termos de investimentos em museus, afirmou Ana de Hollanda
“Minas tem muito para oferecer e para mostrar. Minas é um museu a céu aberto”. Assim a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, resumiu a importância de Minas Gerais no cenário cultural brasileiro. A afirmação foi feita durante uma visita ao Centro de Arte Popular da Cemig, museu que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, nesta terça-feira (15).
A ministra veio a Belo Horizonte para abrir oficialmente a 10ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e também para conhecer as atividades e projetos educativos elaborados pelos espaços culturais da capital para o evento.
Durante a visita, Ana de Hollanda foi acompanhada pelo diretor nacional do Ibram, José do Nascimento Júnior, pela diretora do Museu de Artes e Ofícios, Ângela Gutierrez, e pelo superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, Leonardo Bahia. O grupo assistiu a uma apresentação da Guarda de Congado Cabloquinhos do Divino Espírito Santo e depois visitou as exposições do Centro de Arte Popular da Cemig.
Entusiasmada, a ministra destacou a importância das atividades especiais desenvolvidas pelos museus do Circuito Cultural Praça da Liberdade para a Semana de Museus, que servem para atrair mais pessoas para estes espaços. “Quando o jovem vem ao museu, no outro fim de semana, ele quer conhecer outro museu e vai chamar a mãe, o pai, a tia e a avó para conhecerem o espaço também. Isso gera o hábito de conhecer a sua história e a sua própria cultura, que está preservada nos museus”, disse.
Ana de Hollanda destacou ainda a importância do Circuito no fortalecimento de Belo Horizonte como roteiro turístico e cultural do país. “Nos últimos dez anos, não houve Estado que se igualasse a Minas em termos de investimentos em museus, seja do governo ou da iniciativa privada. Temos aqui o Inhotim, o Museu de Artes e Ofícios e agora o Circuito Cultural Praça da Liberdade, um grande atrativo para Belo Horizonte”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços