Minas Gerais consolida posição de referência nacional na área de inovação tecnológica

Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos do Governo de Minas prevê implantação de quatro novos empreendimentos neste ano
Wellington Pedro / Imprensa MG
Parque Tecnológico de Viçosa tem como foco as áreas de agronegócio, biotecnologia e tecnologia da informação
Parque Tecnológico de Viçosa tem como foco as áreas de agronegócio, biotecnologia e tecnologia da informação
Com a implantação do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), no bairro Engenho Nogueira, na região da Pampulha, o Governo de Minas impulsiona ainda mais o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos. Até o fim deste ano, Minas Gerais contará com seis parques tecnológicos, o que consolida a posição do Estado como referência nacional em formação de mão de obra qualificada e desenvolvimento de projetos de inovação.
Além do BH-Tec, o Estado conta, desde 2011, com o Parque Tecnológico de Viçosa, na Zona da Mata. Além destes dois, outros quatro já estão em fase de instalação. Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o programa prevê a implantação dos parques de Itajubá, no Sul de Minas; Juiz de Fora, na Zona da Mata; Uberaba, no Triângulo Mineiro; e Lavras, também no Sul do Estado.
Parque Tecnológico de Viçosa
Foi inaugurado abril de 2011, tendo como foco as áreas de agronegócio, biotecnologia e tecnologia da informação. O empreendimento está em fase de seleção das empresas. Estão previstos 81 lotes de 2 mil metros quadrados para centros de pesquisa, prédios institucionais e empresas de base tecnológica. O parque abriga o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev), eleito por duas vezes como “melhor incubadora de empresas orientadas para o desenvolvimento local e setorial”, pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
Parque Tecnológico de Juiz de Fora
A previsão é que as obras de infraestrutura e de construção do prédio institucional sejam iniciadas ainda neste ano. O parque da Zona da Mata atuará nas áreas de biotecnologia, saúde humana e animal, eletroeletrônica, leite e derivados, e tecnologias de informação e comunicação. O parque terá 92,2 hectares e estão previstas áreas de serviço e comércio, pesquisa e produção.
Parque Tecnológico de Lavras
Em fase de elaboração de projetos urbanístico e arquitetônico, tem entrega prevista para julho deste ano. O empreendimento vai abrigar empresas nas áreas de saúde animal, tecnologia de alimentos, biotecnologia, tecnologia da informação e engenharias. O plano diretor prevê área de 7 mil metros quadrados para condomínio de empresas, edifício institucional, centro de convivência, parque ecológico, áreas de socialização, de serviços.
Parque Tecnológico de Uberaba
Em Uberaba, o parque tecnológico está em fase de contratação de projetos urbanístico e arquitetônico. Numa área de 160 hectares, deverá atender às áreas de biotecnologia, tecnologia da informação, energia, meio ambiente, design e fármacos.
Parque Tecnológico de Itajubá
Com inauguração prevista para novembro de 2012, a nova unidade do Sul de Minas terá como foco as áreas de bio e nanotecnologia, energia e engenharias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços