Jovens na Líbia participam no processo de construção de uma democracia sustentável
Metodologia BRIDGE promove treinamento comunitário em educação cívica nas áreas de democracia, governança e eleições
Divulgação/PNUD Líbia



do PNUD


Há um ano, Khadija Baba não teria pensado em se engajar em uma organização da sociedade civil ou qualquer outra atividade política em sua cidade natal, Trípoli. Além de proibidas, práticas como essa provavelmente levariam a estudante à prisão, no antigo regime líbio.

Hoje, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Khadija completou a primeira fase do programa de treinamento para se tornar uma Instrutora de Educação Cívica junto a seus colegas nas universidades líbias.

“A juventude esteve no coração da revolução líbia”, disse Khadija. “Nós jovens temos que cumprir nosso papel na transição do país para uma democracia sustentável”.

Khadija esteve no grupo de 15 mulheres e 11 homens selecionados para assistir às sessões de treinamento em educação cívica, que utiliza a abordagem de Construção de Recursos em Democracia, Governança e Eleições (na sigla em inglês, BRIDGE, que se traduz para “ponte”).

“A abordagem BRIDGE é muito adequada ao contexto líbio”, explicou Emad Yousef, instrutor do programa de treinamento. “Ela não é fixa e determinada, mas encoraja os participantes a desenvolver soluções criativas e apropriadas para os desafios que eles enfrentam em seu trabalho”.

O treinamento é o primeiro dos três componentes do projeto de US$ 4,37 milhões (cerca de 8 milhões de reais) de “Apoio ao Engajamento Cívico na Transição Líbia”, que começou em janeiro. Ele se concentra no fortalecimento do engajamento feminino e jovem no processo de transição do país. O PNUD está trabalhando em parceria com os Ministérios do Planejamento, da Cultura, da Sociedade Civil e da Educação Superior.

Quatro décadas sob o jugo de um dos regimes mais autoritários do mundo Árabe impediram qualquer chance de Khadija e seus colegas em aprender sobre democracia e boa governança.

“Aprofundar o entendimento da população sobre os princípios e processos democráticos e suas aplicações nas eleições e no processo constituinte é uma prioridade hoje na Líbia”, disse o Analista de Programa Amal El-Mograbi. “Este curso integra as pessoas e indiretamente auxilia a promover a reconciliação – alguns dos participantes, que vêm de todas as partes da Líbia, são Thuwar (palavra árabe usada para designar os revolucionários de 17 de fevereiro)”.

Após completar o período de prática supervisionada, em que eles usam suas habilidades recentemente adquiridas na educação cívica, os instrutores aprendizes recebem certificação. Os instrutores certificados poderão trabalhar posteriormente como treinadores da abordagem BRIDGE na Líbia e em outros países da região.

Khadija e seus colegas aprendizes criaram uma página do Facebook para o BRIDGE Líbia e são muito ativos no compartilhamento de ideias através dela, planejando seus próximos passos.

“Estamos felizes por ter completado o primeiro treinamento BRIDGE na Líbia nesta conjuntura importante”, disse o Diretor do escritório do PNUD na Líbia, Eric Overvest. As organizações da sociedade civil, alguns ministérios e a Alta Comissão Nacional de Eleições já estão solicitando as habilidades adquiridas no treinamento em busca de conhecimento especializado sobre transição democrática.

Instrutores treinados começarão em breve a prover cursos de educação cívica com duração de dois a três dias para cerca de 10 mil estudantes através da rede de centros de treinamento em 10 universidades de diversas partes da Líbia. Eles também irão, através da Alta Comissão Nacional de Eleições, trabalhar como voluntários nas campanhas de educação do eleitor.

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