Jovens guairenses participam de programas de incentivo aos estudos e empreendedorismo 



Foto: Ass Imprensa 
Mostrar uma nova perspectiva para os jovens guairenses, este é o objetivo dos programas desenvolvidos pela Junior Archievement (organização de educação prática em economia e negócios presente em 123 países) em parceria com o Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) e a Prefeitura Municipal de Guaíra. Mais de 350 alunos dos 8º e 9º anos e do ensino médio do Colégio Estadual Mendes Gonçalves participaram ontem (08), das primeiras aulas do projeto piloto. Para incentivar as atividades, o secretário de Indústria e Comércio, Roque Domingos Morra, acompanhou as primeiras lições.

Segundo o chefe da pasta, como geração do futuro, os jovens precisam ser incentivados a procurar qualificação, ética e uma sociedade mais sustentável. “Buscamos este programa para trabalhar entre os estudantes do município, valores que podem mudar a sua realidade e das pessoas que estão ao seu redor”, diz Morra.

Os estudantes dos oitavos e nonos anos trabalharam com o programa: As vantagens de permanecer na escola. Com apostilas, jogos e a troca de experiências com os voluntários, os jovens compreenderam a importância de continuar estudando. Durante as aulas, foi possível entender também sobre conceitos de empregabilidade e sobre a importância da busca constante por qualificação.

Para os alunos do ensino médio, que estão próximos de entrar no mercado de trabalho, o assunto foi ética. Mais do que valorizar a importância da ética na vida profissional e pessoal, o programa leva a compreensão do papel dos estudantes como cidadãos, sem deixar de lado algumas prioridades, como a busca por capacitação.

Os módulos têm de aproximadamente cinco horas. Depois que realizam um programa, dependendo de como respondem, os estudantes do projeto piloto são habilitados a participarem de outro. “São mais de 20 opções que levam a reflexão de valores diversos e importantes para a constituição de uma sociedade melhor”, explica a coordenadora da organização de educação prática de Toledo, Leunice Dal Bosco.

As aulas são ministradas por voluntários, empresários, profissionais que vão para a sala de aula compartilhar seus conhecimentos e ressaltar que o caminho para um empreendedor bem sucedido e um bom profissional é o estudo. Antes de entrarem em sala de aula, os professores passam por programas de capacitação, conhecem o material didático e a filosofia de trabalho da Junior Archievement. Tanto o aluno como o profissional que leciona recebem certificação do projeto.

O assessor de Indústria e Comércio, Victor Chamorro Barbosa, ressaltou a importância do complemento curricular do aluno com a disseminação do empreendedorismo, da educação financeira e da solidariedade. “Estamos promovendo em Guaíra um trabalho que vai fazer a diferença na vida dos estudantes do projeto piloto. Mostramos uma outra perspectiva de vida, com a possibilidade de alcançar, por meio da capacitação, um futuro melhor”, explana. “Não podemos deixar de agradecer o envolvimento dos voluntários que disponibilizaram parte de seu tempo para ensinar o caminho de uma vida profissional bem sucedida”, completa.

De acordo com Leunice, o projeto está contemplando Guaíra por conta de uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que conheceu em Toledo parte das ações do programa e da Secretaria de Indústria e Comércio do município. “Percebemos um grande empenho por parte dos profissionais da cidade. Um dos diferenciais é quantidade de voluntários que se dispuseram a contribuir”, discorre.

Fazendo a diferença na educação

Desenvolvido desde 2008, os programas da organização já foram implantados nas cidades de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Palotina. No ano passado, mais de 5,7 mil estudantes participaram do projeto. Em 2012, a meta é atingir cerca de 5,4 mil jovens, compreendendo também os do município de Guaíra.

Legenda: Da esquerda para direita, secretário de Indústria e Comércio, Roque Domingos Morra, diretora do Colégio Estadual Mendes Gonçalves, Fernanda Rosseto, e o assessor de Indústria e Comércio, Victor Chamorro Barbosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços