Jovens foram maioria no mercado de trabalho formal em 2011
Florianópolis,


Pesquisa revela dados sobre o mercado de trabalho da juventude em Santa Catarina
Uma pesquisa elaborada pelo setor de Informação e Análise de Mercado de Trabalho, vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), revelou que no ano passado 90% das vagas geradas no mercado de trabalho formal em Santa Catarina foram ocupadas por jovens de 16 a 24 anos– o que corresponde a 68 mil novos empregos. O resultado é parte do estudo “Juventude e trabalho em Santa Catarina: um balanço preliminar sobre o panorama recente” e foi baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/IBGE), na Relação Anual de Informações Sociais (Rais/MTE) e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE).
“Existe uma demanda grande de mão-de-obra para essa faixa etária. O aquecimento da economia no último período, em alguns setores, como o de serviços, provavelmente contribuiu”, disse o Diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Edilson dos Santos Godinho.
O aumento na ocupação formal dos jovens resultou no crescimento de 15% no número total de jovens com carteira de trabalho assinada em 2011. O crescimento na formalização também foi observado num período anterior. O percentual passou de 55,8% em 2001 para 66,9% em 2009. Ou seja, a taxa de formalidade para o total de jovens subiu 11%. 
No documento constam ainda outras informações sobre o mercado de trabalho da população jovem. O rendimento médio dos jovens, por exemplo, teve aumento real de 27,5% entre 2001 e 2010 e passou de R$ 788 para R$ 1004.
Emprego e desemprego – A questão do emprego é outro assunto de destaque na pesquisa. Cinqüenta por cento da população desempregada é composta por jovens - neste caso foram considerados os que têm entre 15 e 24 anos. E o desemprego juvenil afeta mais mulheres do que homens. Em 2009 a taxa de desempregadas jovens foi de 14,3% contra 11,5% de homens jovens desempregados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços