Jorge Viana defende inclusão de critério socioambiental em índice ligado ao crescimento econômico

Da Redação
O senador Jorge Viana (PT-AC) voltou a defender em discurso, nesta segunda-feira (14), a substituição do conceito do Produto Interno Bruto (PIB) por outro que leve em conta não só o indicador econômico, mas também o social e o socioambiental.
- O PIB, que foi criado em 1930, é algo do passado. Não tem nenhum sentido no mundo de hoje levar em conta exclusivamente se o país é rico ou pobre. Precisamos de um conceito que possa mensurar melhor o desenvolvimento, se estamos tento melhora na vida das pessoas – propôs o senador.
Jorge Viana afirmou estar “na batalha” para que se obtenha um sucessor para o PIB, especialmente como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorrerá do dia 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
- Se incorporarmos no indicador o econômico, o social, e o ambiental, acho que teremos dado um passo importante.
Brasil Carinhoso
O senador aproveitou para falar sobre o lançamento nesta segunda-feira (14) do programa Brasil Carinhoso, voltado às dois milhões de famílias que vivem na extrema pobreza por meio da ampliação do programa Bolsa Família para crianças de zero a seis anos. O programa vai garantir uma renda mensal de R$ 70 por pessoa da família, além da distribuição de vitamina ‘A’ durante as campanhas nacionais de vacinação e do suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde.
O valor será pago no cartão do Bolsa Família no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício. Além de aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade das creches. No lançamento da ação, será assinado acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.500 creches em todo o país. Até o final de 2014, a meta é de seis mil novas creches.
O senador destacou que na cidade de Rio Branco, capital do Acre, existem 10 creches mantidas pela prefeitura e, com a ação do governo federal, serão criadas mais 10, o dobro do que existe atualmente.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços