Jogos Escolares Paradesportivos de SC (Parajesc) começam nesta terça-feira
Brusque,


Os 3º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) começam nesta terça-feira (15), em Brusque, movimentando 590 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes de 54 municípios representando 26 Secretarias Regionais de Desenvolvimento (SDRs).  Os números finais de participantes foram fechados nesta segunda-feira. A solenidade de abertura será quarta-feira (16), às 20h, na Arena Multiuso de Brusque.
A primeira atividade dos participantes será passar nesta terça-feira pela classificação funcional, quando é avaliado o grau de deficiência dos competidores e as respectivas faixas de disputa. Psicólogos, profissionais de educação física e treinadores credenciados no curso de classificação funcional integram a banca de avaliação. “Além de competirem separados por faixa etária, também existe a classificação funcional que é a categorização recebida pelos atletas em função da capacidade de realizar movimentos, considerando fatores musculares, sequelas de algum tipo de deficiência e seu comprometimento fisico-motor”, explica o coordenador-geral do Parajesc, Dárcio de Saules.
A avaliação é feita através de testes de força muscular, de coordenação e de funcionalidade. Os competidores são classificados funcionalmente conforme o grau de deficiência nos aspectos intelectual, físico, auditivo e visual.
As disputas começam quarta-feira de manhã com a bocha paralímpica e atletismo. Além destas modalidades, natação, goalball, tênis de campo, tênis de mesa, futebol sete e o futebol cinco integram a programação esportiva dos Parajesc, que terminam sábado (19).
O cerimonial de abertura será nesta terça-feira (19) com enfoque na inclusão social por meio da dança. O programa da solenidade ainda será marcado pelo desfile das delegações das 54 cidades, juramento do atleta e  acendimento do fogo simbólico.
Os Parajesc mobilizam atletas vinculados a fundações e associações de ensino voltadas ao atendimento de pessoas portadoras de necessidades especiais. Participam da competição atletas na faixa etária de 12 a 15 e de 16 a 20 anos.           
Os Parajesc são uma promoção do governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Brusque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços