INDRA TESTA SEU HELICÓPTERO NÃO TRIPULADO ‘PELICANO’ NA
ESPANHA
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A empresa concluiu o desenvolvimento de sua VANTS de asa rotativa, que está apta a entrar em
serviço em sua versão terrestre
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Ao longo de 2012, este sistema completará os testes de integração e
operação a partir de navios
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A multinacional também apresentou na UNVEX´12, a última versão do mini-VANTS
MANTIS
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O novo VANTS (veículo aéreo não tripulado) da Indra, o helicóptero
Pelicano, realizou um vôo de demonstração no aeródromo de Marugán, na província
de Segóvia, na Espanha. Este teste marca o lançamento do novo sistema de helicóptero
não tripulado da Indra, que está pronto para entrar em operação. Os vôos
ocorreram dentro do UNVEX´12 Conferência e Exposição, a cúpula espanhola de
sistemas não-tripulados, cuja segunda edição ocorreu na semana passada em
Madri.
A Indra
apresentou a sua família de soluções não tripuladas que inclui o mini VANTS
Mantis Mini, a última versão de VANTS de asa rotativa Pelicano e os equipamentos
de comunicação, o transponder IFF (identificação amigo ou inimigo) e o terminal de vídeo
remoto para o programa Atlante, que desenvolve em conjunto com a empresa Cassidian.
Durante o curso
da exibição de vôo, o Pelicano completou a missão previamente estabelecida de
forma completamente autônoma, desde a descolagem à aterrisagem. O helicóptero
enviou em tempo real a uma estação terrestre e às telas de monitoramento
instaladas pelos organizadores do UNVEX´12 as imagens obtidas pela carga útil,
neste caso um sistema eletro optico de
última geração desenvolvido pela empresa.
Dadas as
condições climáticas difíceis no aeródromo Marugán ao longo todo o dia, o
sistema PELICANO, apto para seu empego tempo a qualquer momento, foi um dos
dois únicos sistemas que puderam decolar e fazer a exibição programada com
total normalidade.
Pronto para navios
A capacidade de
pouso e decolagem vertical e a pequena estrutura do Pelicano, o torna a solução
ideal para infraestruturas
petroleiras e alto mar e um apoio indispensável em operações navais, vigilância de controle de tráfego, controle de fronteiras
marítimas na luta contra atividades ilegais de imigração, tráfico de drogas,
tráfico de armas, pirataria, resgate, vigilância dos jogos esportivos, missões de inteligência como gestão de emergências - desastres naturais ou
ambientais - e o reconhecimento de grandes áreas.
Durante a UNVEX´12
a Indra apresentou a configuração final do Sistema Pelicano, incluindo a
aeronave em sua versão naval, preparada para operar a partir de convés de vôo
de navios da Marinha, como fragatas de patrulha BAM ou F80 ou F100-série ou da
patrulha da Guarda Civil.
O Sistema Pelicano
é capaz de operar por mais de 6 horas equipado com carga útil para missões de inteligência,
vigilância e controle de pirataria, como atualmente é feito pelos navios da
União Europeia enviados à costa da Somália.
Entre as
modificações feitas na configuração naval é destaque a integração de um motor
de combustível pesado, em conformidade com um requisito na maior parte das Armadas
por razões de segurança e logística. A Indra também desenvolveu um sistema
específico para permitir a aproximaão e a aterrizagem totalmente automáticodo
helicóptero para o convés de um navio, com a máxima segurança, mesmo nas piores
condições meteorológicas.
O sistema Pelicano
é o único de suas características projetado, desde o início, para uso naval e
demonstra a alta capacitação tecnologica da Indra neste campo.
Além das
aeronaves, a Indra apresentou na UNVEX´12 a estação terrestre do Sistema
Pelicano, com três postos de piloto e operadores de carga útil e instalado em
um conteiner padrão militar para facilitar a sua implantação. A estação de
terra pode controlar duas aeronaves simultaneamente e está equipada com os últimos avanços em tratamento de imagem
e ergonomia para facilitar a realização de missões de longa duração e a plena
exploração da informação.
O sistema
Pelicano, na versão terrestre, pode ser transportado em um veículo 4x4 e
implantado em menos de meia hora. Ele é capaz de atender às necessidades
operacionais de um Sistema Aéreo Não Tripulado tático de curto alcance (até 150
km da estação de controle) e realizar missões de patrulha para ptoteção de
forças terrestres.
A Indra também
lançou uma versão simplificada do sistema, equipado com cargas úteis diversas e
adaptadas às necessidades de uso das forças políciais e dos corpos de
emergência para missões de vigilância, gestão de emergência e buscas de
sobreviventes. As diferentes versões do sistema Pelicano estarão prontas para a
sua progressiva entrada em serviço ao longo de 2012.
Uma família completa de soluções
A Indra também
levou ao evento o Mini-VANTS UNVEX Mantis. Este sistema tem sido desenvolvido
para a protecção das tropas envolvidas em operações internacionais. Esta é uma
solução que pode trasportar um ou dois soldados, fácil de montar e operar que
oferece visivilidade em um entorno de até 30 km de raio. Esta capacidade aumenta
a consciência da situação e a segurança das tropas que se deslocam em zonas de
conflito.
A Indra apresentou
na UNVEX algumas das equipes que participam do desenvolvimento do programa
Atlante. Este programa, em que Indra participa como parceiro, liderada pela
Cassidian, visa desenvolver VANTS tático de longo alcance. A Indra fornece
links de dados primários e secundários, a carga útil electro-óptica, o software
de processamento de imagem, o terminal de vídeo remoto (RVT), o sistema de
identificação amigo/inimigo (IFF) e do localizador de emergência do veículo em
caso de aterrizagem com pára-quedas.
A UNVEX é um fórum de especialistas de mais de trinta empresas, organismos
públicos e universidades para partilhar a sua visão da situação e os desafios deste
setor. O diretor de sistemas não tripulados da Indra, Pablo Gonzalez, centralizou
o discurso da Indra em análises tecnológicas para para garantir a segurança e
integração de VANTSs no espaço aéreo civil na Europa. Esta iniciativa é a chave
para a expansão do mercado e da indústria, já que permite ampliar as aplicações
destas aeronaves para outras áreas, como a de segurança e vigilância das
fronteiras, infra-estrutura, estradas ou
florestas, e muitas outras.
Daniel Cobo, responsável por aeronavegabilidade para UAS da Indra analisou
as características especiais encontradas no Certificado de aeronavegabilidade,
tanto militar como civil deste tipo de sistemas. A Indra tem sido uma pioneira na
Espanha neste campo, tendo completado em 2012 os processos de Cerfificação de
Aeronavegabilidade Experimental do sistema PASI do Exército, atualmente destacados
no Afeganistão e do Sistema de Pelicano.
Indra
A Indra é uma das
principais multinacionais de tecnologia da informação da Europa e América
Latina. É a segunda companhia européia de seu setor por investimentos em
P&D, com mais de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As
vendas em 2011 alcançaram 6,2 bilhões de reais e a atividade internacional já
representa 50%. Conta com mais de 36.000 profissionais e clientes em 118
países.
Presente no Brasil
desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de Tecnologia da Informação
do país. Conta atualmente com uma equipe de mais de 6.500 profissionais e ampla
cobertura geográfica através de escritórios distribuídos nos principais estados
brasileiros. A multinacional possui uma oferta diferenciada de soluções e
serviços de alto valor agregado, com especial foco no desenvolvimento de
soluções próprias que atendem os setores de serviços financeiros, energia e
utilties, telecomunicações, administração pública e saúde, indústria,
transporte e tráfego e defesa e segurança.
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Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), não registrou nenhum novo caso de infecção por coronavírus nesta quarta, 29 de dezembro. O número de infectados permaneceu em 88.379 em todo o estado. Até o momento, o Acre registra 252.763 notificações de contaminação pela doença, sendo que 164.368 casos foram descartados e 16 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.228 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 4 seguem internadas até o fechamento deste boletim. Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio . As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a parti
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