I MOSTRA INTERNACIONAL DAS SEMANAS DO BEBÊ





Semana do Bebê de Canela é modelo internacional
A Semana do Bebê de Canela, que no ano de 2012, está chegando a sua 13º Edição, foi inspiração para que outras cidades do Brasil e do Exterior iniciassem suas Semanas do Bebê.

Experiência copiada por cidades brasileiras
A primeira cidade a seguir o exemplo de Canela e criar a sua Semana do Bebê foi São Marcos, a 160 quilômetros de Porto Alegre. Um ano depois, a secretaria estadual da Saúde lançou a Semana Estadual do Bebê. Realizada há sete anos, é cópia fiel da pioneira Semana de Canela. Em 2009, 24 outras cidades realizaram suas Semanas, em parceria com o PIM: Balneário Pinhal, Cambará do Sul, Dois Irmãos, Ibirapuitã, Imbé, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Muliterno, Porto Alegre, Quaraí, Redentora, Santa Cruz do Sul, Santiago, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Assis, São Lourenço do Sul, São Pedro do Sul, Sapiranga, Selbach, Soledade, Tapejara, Teutônia, Três Passos, Vacaria e Uberaba/MG. Outras cidades que passaram a realizar suas Semanas do Bebê em 2010 foram: Aracoiaba, Ocara/CE, Penápolis/SP, Acara/PA.

Exemplo que se espalha pelo mundo
Os resultados obtidos em Canela e divulgados nas sessões de pôsteres da Semana entusiasmaram médicos do Uruguai, Argentina e Portugal, que reproduziram a experiência em seus países. Na Argentina, o primeiro evento aconteceu, em 2009, em Brandsen, na Província de Buenos Aires. Em Portugal, a primeira edição reuniu as cidades de Covilhã e Fundão, em 2007. No ano seguinte, Belmonte tornou-se a terceira comunidade portuguesa a repetir a Semana, que em 2009 chegou a Olhão, no Algarve. Os resultados são animadores: a comunidade engaja-se nas atividades e se descobre responsável pela saúde e o bem-estar dos bebês. Na primeira Semana de Olhão, por exemplo, participaram cerca de 3.500 pessoas e 49 instituições comunitárias.

Programação da I Mostra das Semanas do Bebê

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços