Governo, produtores e lideranças participam do 21º Encontro de Suinocultores de Vila Maria
Foto destaque
  • Organização rural e associativismo foram discutidos como forma de alavancar o setor
Em sua 21ª edição, o Encontro de Suinocultores de Vila Maria, município de 4,2 mil habitantes localizado no nordeste do Estado, na Região da Produção, reuniu mais de 200 pessoas, entre produtores, autoridades e lideranças ligadas à cadeia produtiva do setor. Realizado com o objetivo de debater as questões relevantes para a agricultura familiar e suinocultores, neste ano o tema central foi a organização rural e o associativismo.

De acordo com o diretor técnico e presidente em exercício da Emater, Gervásio Paulus, se não existissem as entidades e associações, a situação dos suinocultores estaria muito mais difícil. Paulus falou da importância da atividade não só para o município, mas para o Estado e País. "Onde existe a suinocultura, existe o milho e a diversificação, fundamental para uma região em que predomina a agricultura familiar", disse o presidente em exercício da instituição, destacando a importância da organização em torno de uma atividade tão representativa.

Para o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o encontro se traduz em oportunidades de aperfeiçoamento tecnológico, de organização e mobilização do setor. "O Governo é sempre convidado a participar e estamos presentes para encaminhar demandas e, principalmente, para homenagear os produtores pela importante tarefa desempenhada na produção de um alimento tão valioso", disse Pavan, ao ressaltar a qualidade da carne suína pelo valor nutricional e pelo resgate histórico da cultura, já que é um hábito dos imigrantes.

O município de Vila Maria tem cerca de 240 produtores de suínos, sendo que, desse total, 99 realizam a atividade em ciclo completo e 138 realizam a criação para consumo próprio. A atividade representa cerca de 4% do PIB do município. O prefeito local, Rudimar Matiasso, salienta que o encontro é realizado durante as festividades de 24 anos de emancipação do município. "Quando fundamos o município, a suinocultura era a única atividade. Depois, com o sistema integrado, passou a ser um importante setor da economia local", disse.

Na opinião do presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, a suinocultura passa por momentos difíceis, visto que está dependente dos integradores. "Infelizmente, nosso poder, como produtores, está bastante enfraquecido, mas temos o poder de mudar a situação por meio de união", avaliou. Segundo ele, nos momentos de crise o produtor é quem sofre mais. "Precisamos nos organizar dentro da propriedade e aos poucos buscar negociação para termos um melhor retorno. Estamos na atividade porque amamos, mas ela precisa ser viável economicamente", finalizou.

Texto e foto: Adriane Rodrigues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços