Governo do Estado discute estratégias para melhorar gestão de riscos e desastres naturais
Florianópolis,


As ações e propostas da Defesa Civil de Santa Catarina para melhorar a gestão de riscos de desastres naturais estão sendo apresentadas no 1º Seminário de Gestão de Riscos Geológicos, nesta segunda, 21, e terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A abertura do evento contou com a participação do governador Raimundo Colombo, que entregou as medalhas Mérito Colombo Machado Salles e assinou o edital para compra de veículos no valor de R$ 1 milhão para a Defesa Civil. “O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil é acima de tudo de prevenção. Um serviço coordenado e organizado que resulta em ações responsáveis e de qualidade para população catarinense”, disse o governador.
Em Santa Catarina, o Governo do Estado está licitando uma série de obras importantes para a proteção das comunidades em situação de desastres. Em relação à estiagem que afeta a região Oeste, além do trabalho de assistência às famílias impactadas, estão sendo construídas cisternas. Para situações de cheias, um radar meteorológico será adquirido. Ele irá alertar sobre os fenômenos expressivos que possam vir a atingir o Estado. Outra ação será o aumento da capacidade das barragens na Bacia do Rio Itajai-Açú. “Os investimentos são permanentes, para que estejamos preparados para atuar em situações de calamidades”, garantiu Colombo.
O seminário tem como tema central “Gestão do Risco Geológico e Prevenção – Ferramentas e Desafios”, e reúne profissionais ligados às atividades de diagnósticos, prevenção, recuperação e reconstrução. O secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Vianna, salientou que os estudos sobre a gestão de riscos de desastres é um passo que o governo e a nação brasileira precisam dar. “Santa Catarina é um belo exemplo, pontuando o assunto que anteriormente não era pauta de discussões. Daqui, devem partir resultados não só para o Estado, mas para todo o país”, observou.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, destacou que o momento será proveitoso para discutir e trocar experiências. “Vamos analisar os resultados dos últimos anos e identificar os principais desafios a serem vencidos, como preparar os municípios para situações de desastres.”
Medalha Mérito Governador Colombo Machado SallesComo forma de agradecimento, a Secretaria da Defesa Civil estadual homenageou dez pessoas e instituições que trabalham em prol da proteção das comunidades. O secretário Althoff fez uma menção especial aos coordenadores de defesas civis municipais agraciados. “Valorizar o trabalho de cada um é sensibilizar os municípios para a importância de uma estrutura preparada”, ressaltou.
Neste ano, foram homenageados: o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Humberto de Azevedo Viana Filho; o diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Schadek; o diretor operacional da Dalçoquio Transportes, Emilio Dalçoquio; o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped UFSC); e os coordenadores municipais: Angela Cristina Pereira de Mello (Criciúma), Sergio Eloy Bisotto (Caçador); Luiz Eduardo Machado (Florianópolis); Edson Antonio Morreto (Xaxim); Jair Alquini (Jaraguá do Sul) e Alécio Leontino Pereira (Rio do Sul).

A medalha leva o nome do ex-governador Colombo Machado Salles, por ter sido o criador da Defesa Civil de Santa Catarina em 1973. O homenageado de Rio do Sul, Alécio Leontino Pereira, afirmou que a medalha recebida é resultado dos trabalhos desenvolvidos por toda a comunidade. “Dedico a homenagem a todos que tiveram a coragem e a força de enfrentar e reconstruir o que foi perdido com as cheias de setembro de 2011 no Alto Vale.”
VeículosO governador Raimundo Colombo assinou o edital, no valor de R$ 1 milhão, para aquisição de 16 veículos para a Defesa Civil estadual. Das viaturas, 13 serão para equipar as coordenadorias regionais e três para compor a frota de apoio em situações de desastres naturais. A previsão de entrega é para o mês de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade