Governo de Minas inaugura Centro Viva Vida em Ribeirão das Neves

Centro Viva Vida de Referência Secundária atenderá em média 30 mil usuários por ano
Henrique Chendes/Ses MG
O diferencial do Centro Viva Vida Cenira Gurgel de Carvalho será a disponibilização inédita de atendimento à saúde de crianças de risco
O diferencial do Centro Viva Vida Cenira Gurgel de Carvalho será a disponibilização inédita de atendimento à saúde de crianças de risco
A luta contra a mortalidade infantil e materna ganhou um novo reforço na microrregião de Ribeirão das Neves. Nesta quarta-feira (16), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, participou da inauguração do Centro Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) Cenira Gurgel de Carvalho, que atenderá em média 30 mil usuários por ano.
Sob gestão municipal, a unidade disponibilizará assistência às gestantes, neonatos, crianças e adolescentes, com serviços de mamografia, ginecologia, obstetrícia, urologia, clínica geral, pediatria e acompanhamento com assistente social e psicólogo, além da assistência à saúde do homem, com exames de prevenção de câncer de próstata e assistência urológica de risco.
O Centro Viva passa a ofertar também uma atenção integral à saúde sexual e reprodutiva, com a implantação de ações de promoção à saúde, prevenção e diagnóstico. “Oferecer consultas eletivas será uma das principais características deste CVVRS. O paciente, após o atendimento primário ofertado pelas Unidades Básica de Saúde (UBS), será encaminhado ao centro para realização de consultas e exames específicos, ou para os hospitais que disponibilizarem ao paciente um serviço adequado a cada ocorrência”, explicou o secretário Municipal de Saúde, João Marcelo Guimarães de Abreu.
Atendimento qualificado
O diferencial do Centro Viva Vida Cenira Gurgel de Carvalho será a disponibilização inédita de atendimento à saúde de crianças de risco,que até então eram referenciadas  somente pelo município de Belo Horizonte.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, atribuiu às melhorias presenciadas pelo município de Neves, tanto em questões infraestruturais, quanto em desenvolvimento e investimentos em saúde, ocasionadas por meio das parcerias entre lideranças comunitárias, estaduais e federais.
“O progresso do município na área da saúde é inquestionável e célere. Atualmente, Neves abriga uma das maiores  e mais importantes Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado.  Este ano, além do Centro Viva Vida, serão inauguradas mais duas Unidades Básicas de Saúde, e já está em discussão na agenda de saúde do município, a criação de uma maternidade alocada no próprio CVVRS, com o objetivo de qualificar cada vez mais o atendimento em saúde da região”, completou.
Serviços oferecidos
Para garantir a saúde da criança e da mulher, o Centro Viva Vida  aposta na prevenção e na rapidez dos tratamentos. A unidade dispõe de modernos equipamentos, como, por exemplo, aparelhos de mamografia e videocolonoscopia. O Centro oferecerá também ações relacionadas à gestação de alto risco, câncer de mama, câncer de colo uterino, câncer de próstata e pênis, DST (doenças sexualmente transmissíveis) mais graves, violência sexual e casos de infertilidade. Para garantir a atenção à saúde da criança, vai ofertar atendimento a crianças prematuras e com baixo peso ao nascer, desnutrição, anemia falciforme, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, diarreia de evolução desfavorável e asma com evolução desfavorável.
Na cerimônia estiveram presentes ainda, representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), do Prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura Andrade, da vice-prefeita, Maria Bárbara Fernandes, e demais autoridades locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços