Geração TEC forma segunda turma na Grande Florianópolis
Florianópolis,


O programa Geração TEC forma, nesta quinta-feira (3), 54 programadores na primeira turma da Grande Florianópolis em 2012. Os alunos receberão os certificados das mãos do governador Raimundo Colombo. Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3) e Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), o Geração TEC busca impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável com inovação através da formação de profissionais especializados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A formatura será, às 16 horas, no auditório da Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), em Florianópolis.
Para o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, o Geração TEC abre um novo paradigma para o desenvolvimento de Santa Catarina. “Estamos investindo na formação de jovens profissionais e preparando capital humano catarinense para a economia do futuro, que terá como bases a inovação e a tecnologia”, prevê Bornhausen. O Geração TEC está entre os 19 projetos do Plano SC@2022, que, de acordo com o secretário, “levará Santa Catarina ao Estado máximo da inovação”.
A capacitação dos alunos formandos nesta etapa iniciou em janeiro de 2012, com três turmas para as linguagens de Java, Delphi e PHP. Na capital catarinense o programa tem apoio institucional de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). "Com a demanda crescente por profissionais capacitados, o Geração TEC está contribuindo ativamente na ampliação da oferta de programadores. Grande parte dos formandos nas duas primeiras etapas já está empregada em nossas empresas ou dando continuidade ao processo de formação", explica Rui Luiz Gonçalves, presidente da Acate.
Na ocasião, Gonçalves apresentará os principais pontos do Mapeamento do Setor de TIC de Santa Catarina. Trata-se de um levantamento das necessidades de recursos humanos no setor no Estado. O mapeamento é uma das ações previstas no programa Geração TEC.
Desde foi lançado, em agosto de 2011, mais de 200 alunos na Grande Florianópolis já concluíram o curso. Em Florianópolis, a primeira etapa iniciou em com seis turmas. O Geração TEC já foi implantado também em Lages, Blumenau, Joinville, Criciúma e Tubarão.
Inscrições abertas - Jovens interessados em participar do Geração TEC em Chapecó, Rio do Sul, Joaçaba e Jaraguá do Sul podem se inscrever pelo site www.geracaotec.sc.gov.br até o dia 25 de maio. Estão sendo oferecidas 230 vagas e o curso é gratuito.
Em Chapecó serão disponibilizadas 30 vagas para linguagens .NET/PHP e outras 30 para Delphi/Java. Rio do Sul oferecerá 30 vagas para PHP e outras 30 para Delphi/GeneXus. Já em Jaraguá do Sul, os candidatos poderão optar por aulas de Java ou .NET, onde cada turma terá 40 alunos. Nestas cidades as aulas serão no período vespertino. Por fim, em Joaçaba serão 30 selecionados para estudarem Delphi/Java.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços