Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições oficina do Programa Memória do Mundo da Unesco
Florianópolis,


Estão abertas as inscrições para interessados em participar da Oficina Memória do Mundo, do Programa Memória do Mundo Unesco - 20 anos - Edital MOW 2012. O evento ocorrerá no dia 30 de maio de 2012, das 9h às 17h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A realização é da Unesco, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A oficina tem como objetivo estimular as candidaturas de acervos culturais e documentais a nível internacional, nacional e regional, contribuindo, assim, com a preservaçao da memória mundial. Na ocasião, os participantes serão orientados sobre como preencher os formulários de candidaturas de instituições culturais e profissionais envolvidos com acervos. O público-alvo são os especialistas e profissionais que estejam ligados aos acervos culturais e à preservação da memória do patrimônio (acervos documentais, fotografias, audiovisual, etc.).

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail memoriaunesco20anos@gmail.com. As vagas são limitadas e os participantes receberão certificado ao final das atividades.

Sobre o programa

O Programa Memória do Mundo está vocacionado para a identificação e preservação de documentos e arquivos de grande valor histórico, assegurando a sua ampla disseminação. Da lista de documentos registados ao abrigo do programa Memória do Mundo constam, entre outros, a partitura original da 9ª sinfonia de Beethoven e a Bíblia de Gutenberg, ambos conservados em arquivos alemães.

Programação do evento em Florianópolis:

9h: Abertura do evento, com a participação do presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza; e da Diretora de Patrimônio Cultural da FCC, Andréa Marques Dal Grande.
Das 9h15min às 12h: Apresentação do Programa Memória do Mundo, com Carlos Augusto Silva Ditadi (Coordenação Geral de Gestão de Documentos do Arquivo Nacional - Rio de Janeiro)
Das 14h às 17h: preenchimento de formulários para candidaturas de acervos às nominações regionais e internacionais e candidatura de acervos à nominação brasileira.

Mais informações sobre o programa em http://www.unesco.org/webworld/en/mow

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços