Folguedos destacará o teatro popular com apresentações diárias

Uma das maiores exibições do folclore brasileiro já tem data marcada. Em sua 36ª edição, o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí acontece de 24 a 30 de junho, na Vila Olímpica do Albertão, e tem como tema o teatro popular. O lançamento acontece na primeira semana de junho no Clube dos Diários, e o evento é uma realização do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí - Fundac.
O Encontro Nacional de Folguedos hoje é palco de grandes manifestações culturais, e anualmente participam não apenas grupos locais, mas de todo país. O evento, realizado desde 1974, possui uma história particular de formação e divulgação de artistas e grupos de folclore.
Com relação às mudanças no Encontro Nacional de Folguedos, o coordenador de eventos da Fundac, Danilo França, destaca apresentações de teatro no início da noite e a participação mais intensa de grupos locais. “Por mais que seja um encontro nacional, iremos valorizar e focar o artista piauiense. Percebi que em anos anteriores foram poucos os grupos de dança regional e folclórica do Estado que se apresentaram nos Folguedos, principalmente os de Teresina. Este ano esperamos mudar isso”, completou Danilo. Já estão confirmados o Balé da Cidade, Academia de Dança Cyntia Layana, Cavalo Piancó, Pagode do Mimbó, Batalli Cia. de Dança, Afro Afoxá, Balé Popular do Piauí e diversos grupos de capoeira.
Segundo Danilo, além dos grupos de dança que normalmente são convidados, este ano serão incluídos na programação grupos de teatro que se apresentam no início de cada dia. “Estamos esperando confirmação de alguns grupos, mas o público pode esperar algumas surpresas”, afirma o coordenador.
O coordenador destaca ainda que as inscrições para o Concurso de Quadrilhas estão abertas até a sexta-feira, dia 18 de maio, na própria Fundac. “Esperamos seis quadrilhas por noite, mas esse número pode ser alterado de acordo com as inscrições”, afirma Danilo França, lembrando que no momento da inscrição é preciso apresentar um release e fotografia impressa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços