Festivais de música no interior do Estado incrementam setor com apoio do IEM
 
Festivais em Santa Maria, Caxias do Sul e Esteio no mês de maio dão continuidade ao programa do Instituto Estadual de Música (IEM) de apoio às atividades do setor no Rio Grande do Sul. A Plataforma RS de música é o principal projeto do IEM e visa à promoção do desenvolvimento sustentável do setor da música por meio do mapeamento de ações coletivas e independentes no âmbito musical dentro do Estado.

O projeto promove consultoria, acompanhamento e chancela dessas ações, buscando a capacitação aos agentes do setor - por meio de programas da Secretaria de Estado da Cultura, além de dar acesso às ferramentas de financiamento, como LIC, FAC e editais públicos.

O Vós, em Santa Maria, oferece shows e oficinas ao público, até 30 de maio. Durante o festival, o diretor do IEM, Santiago Neto, participa de uma palestra no Observatório Fora do Eixo.

De 16 a 20 de maio, o Festival Brasileiro de Música de Rua de Caxias do Sul resgata o valor da música de rua, aproxima músicos de espectadores e contribui com a formação de público para arte e o fomento à produção artística. Já estão confirmadas apresentações do Conjunto BlueGrass Porto Alegrense, Tomás Seidl e Banda, de Caxias do Sul; Quarteto de Saxofones da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul; e Ciclo Natural, do Rio de Janeiro. O local são os pontos de ônibus do município.

Em Esteio, o Moassa Festival integra diversas modalidades artísticas de 21 a 27 de maio, em diversos lugares da cidade.

Entre os festivais integrantes da Plataforma RS que acontecerão até dezembro, que recebem apoio do IEM, estão El Mapa de todos (Porto Alegre), Manifesta Sol (Caxias do Sul), Morro Stock (Sapiranga), Pampa Stock (São Borja), Satolep Circus (Pelotas), Dia Mundial do Rock, 6º Porão Rock (Cruz Alta) e Festival Marquise 51 (Porto Alegre).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços