Estudantes de comunicação da UFRGS conhecem o Memorial da Legalidade
 
Um grupo de 26 estudantes do curso de Publicidade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conheceu nesta quarta-feira (16), o Memorial da Legalidade e a história do movimento liderado pelo então governador Estado, Leonel Brizola, para assegurar a posse do vice-presidente João Goulart, em 1961. A historiadora do Palácio Piratini, Daliana Mirapalhete, apresentou o espaço aos alunos, relembrou fatos e passagens relacionados à Legalidade e respondeu a questionamentos.

A estudante de Kesi Medeiros, 24 anos, destacou que conhecia a história da Legalidade, mas não em detalhes e no local onde tudo aconteceu. "Sair do ambiente comum da sala de aula nos faz compreender mais facilmente como se trabalhou a comunicação na época", assegurou a aluna do 6º semestre. "A propaganda vai além do rádio, mas há 50 anos, ele o veículo foi o protagonista do Movimento", afirmou.

O roteiro da turma foi incentivado pela professora Maria Berenice Machado, após visita da secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, à UFRGS. Berenice resolveu encerrar as atividades da disciplina com a visita ao Memorial. "Na disciplina de propaganda política falamos sobre a Legalidade, deste instrumento de comunicação que foi o rádio, a forma sobre como tudo foi divulgado na época", afirmou.

No Memorial os estudantes observaram objetos da época utilizados por Leonel Brizola, ouviram o discurso do dia 28 de agosto de 1961 e viram a réplica da metralhadora utilizada por ele durante aquele período. Além disso, documentos, fotografias e vídeos, também expostos, fizeram com que cada visitante pudesse reviver ou conhecer parte da história que mudou o cenário político do Estado.

O objetivo do Memorial é compor a história vivida, falada e escrita, com documentos, fotografias e vídeos. No espaço há também um computador disponibilizado para que os visitantes possam acessar o site de notícias e pesquisa da Legalidade, desenvolvido pelo Governo do Estado, e que pode ser acessado pelo endereço www.legalidade.rs.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços