Estaleiro Enseada do Paraguaçu anuncia parceria tecnológica com Kawasaki

Redação -

O Estaleiro Enseada do Paraguaçu S.A. (EEP), formado pelas empresas Odebrecht, OAS e UTC, anunciou nesta sexta-feira (4) a parceria tecnológica com a empresa japonesa Kawasaki Heavy Industries Ltd. (KHI). A atuação será na construção e integração de unidades offshore, como plataformas, navios especializados e unidades de perfuração.

Com a criação da joint venture, a Kawasaki torna-se sócia efetiva do EEP, com 30% de participação no empreendimento, garantindo transferência tecnológica para o desenvolvimento da indústria naval brasileira e a capacitação de mão de obra local. O anúncio acontece 21 dias após a assinatura, em 18 de abril, da Carta de Intenção com a Sete Brasil - companhia de investimentos especializada em gestão de portfólio de ativos voltados para o setor de petróleo e gás na área offshore no Brasil - para a construção de seis sondas de perfuração do pré-sal para a Petrobras.

“Celebramos hoje um momento histórico para a indústria naval baiana: a entrada da Kawasaki na sociedade que compõe o EEP, inicialmente formada por Odebrecht, OAS e UTC. Com a parceria tecnológica, asseguramos as condições necessárias para atender às demandas de equipamentos navais de alta complexidade, que resultam do desafiador Programa de Investimentos da Petrobras e da Sete Brasil. Ter a Kawasaki como sócia do EEP garante  transferência de tecnologia e assegura um horizonte de permanente desenvolvimento. Assim, estaremos habilitados para enfrentar a batalha da competitividade”, afirmou Fernando Barbosa, diretor-presidente do EEP.

Esta é a terceira parceria internacional da Kawasaki, que já conta com a experiência bem sucedida de transferência tecnológica, realizada através de joint-ventures, com dois estaleiros na China: Nantong COSCO KHI Ship Engineering Co., Ltd. (NACKS) e Dalian COSCO Shipbuilding Industry Co., Ltd. (DACOS).

Para o presidente da companhia japonesa, Satoshi Hasegawa, o fechamento do contrato é motivo de orgulho. “Teremos oportunidade de operar com empresas líderes, como a Odebrecht, OAS e UTC. Colaboraremos com nossa experiência e know-how para a construção do EEP e seu desenvolvimento, transformando-o no mais moderno do mundo, dotado de tecnologia de última geração. Nos dedicamos a unir forças para desenvolver a indústria do petróleo. A KHI, que já conta com fábrica de motos em Manaus, parceria com Embraer para construção de asas de aeronaves e agora a parceria com o estaleiro, está contribuindo para o desenvolvimento do Brasil por terra céu e mar”.

“A Bahia, que tem tradição de mais de 30 anos na indústria naval, agora conseguiu reunir três grandes empresas de raiz baiana: Odebrecht, OAS e UTC. O investimento é extremamente relevantes para o desenvolvimento do estado. Agora, com a parceria do Estaleiro Enseada do Paraguaçu com a japonesa KHI, teremos qualidade de mão de obra para a retomada dessa indústria, através dessa grande unidade fabril na Bahia que será o EEP. O investimento equivale à instalação de duas indústrias automobilísticas e vai impactar fortemente, e de maneira positiva, no Recôncavo”, disse o governador do estado, Jaques Wagner.

Criado em 2010, o EEP fará um investimento privado de cerca de R$ 2 bilhões na Bahia, o maior realizado na região nos última década. O estaleiro ficará localizado no município de Maragojipe (BA), a 23 milhas náuticas de Salvador (aproximadamente  42 quilômetros) e ocupará uma área de 1,6 milhão de metros quadrados.

As obras, atualmente na fase de terraplenagem, deverão ser finalizadas em 2014. Em atividade, o estaleiro poderá processar 36 mil toneladas de aço por ano para fabricação de diferentes tipos de embarcações, como sondas de perfuração offshore e FPSOs (unidades flutuantes de armazenamento e transferência). A previsão é gerar 3 mil empregos diretos durante a construção e 5 mil após início da operação do empreendimento, além de 10 mil indiretos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços