Espaço cultural de Ipatinga expõe artesanato e produção industrial de presos

Produtos fabricados por detentos de Ipaba, no Vale do Aço, são vendidos em museu

Peças de artesanato e industriais produzidas por presos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, lno Vale do Rio Doce, estão expostas até o dia 18/05 no Museu Estação Memória Zeza Souto, em Ipatinga, cidade vizinha. É uma oportunidade de conhecer os trabalhos de mais de 120 detentos da unidade prisional, dentre marcenaria, tornearia, entalhe, costura, serralheria, móveis de madeira e bambu, peças em biscuit e quadros pintados a óleo.
 “Estamos muito empolgados com a mostra, principalmente pela oportunidade de divulgarmos o talento, dedicação e empenho dos detentos. Temos apoio tanto da Secretaria de Estado de Defesa Social quanto das famílias e da Justiça, nas diversas ações de ressocialização no presídio”, conta o diretor geral, Adão dos Anjos.
Este é o segundo ano que a direção do Presídio de Ipaba leva para o museu, que funciona no prédio de uma antiga estação ferroviária, peças produzidas em suas 20 oficinas e cursos. O convite para a exposição foi feito pela coordenação do Museu Estação.
Os parentes são os responsáveis pela venda das peças artesanais, que são destinadas para a ampliação do rendimento familiar. As obras são produzidas em um galpão da unidade prisional, construído especialmente para isso.
O museu está localizado na rua Belo Horizonte, 272, no centro de Ipatinga. O local fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (31) 3829-8349.
Serviços e produtos
 A unidade prisional também fabrica móveis e uniformes do sistema prisional de Minas Gerais, além de possuir uma lavanderia industrial que lava roupas de uma grande empresa da região. A unidade conta também com uma oficina de carros, responsável pela manutenção de veículos do Estado. “Recebemos as mais diversas visitas na unidade, com o objetivo de conhecerem o sistema de trabalho, e algumas já compararam a unidade a uma vila operária”, relata o diretor geral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade