Delegações chegam a Brusque para disputa dos 3º Parajesc
Brusque,


Começaram a chegar na tarde desta terça-feira a Bruque as delegações que participarão dos 3º Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que ocorrem até sábado (19). A abertura oficial do evento é nesta quarta-feira, às 20h, na Arena Multiuso local. Os Parajesc são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e prefeitura de Brusque.
Os Parajesc envolvem estudantes de 12 a 20 anos de escolas públicas e particulares. O objetivo da competição é inserir, por meio do esporte, os jovens com deficiência física, intelecual, visual ou auditivo na sociedade e quebrar preconceitos quanto a suas respectivas capacidades.
Até sábado, os paratletas disputarão provas de atletismo e natação, além de confrontos de bocha, goalball, futebol sete, vôlei sentado e tênis de mesa. Os vencedores, além de ganharem medalhas, integrarão a delegação de Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares, que ocorrerão de 15 a 20 de outubro, em São Paulo.
A primeira atividade dos competidores será passar pela classificação funcional, que divide os participantes em faixa etária e capacidade de realizar movimento em função da deficiência. As disputas começam quarta-feira de manhã.
As provas de atletismo serão realizadas no complexo do Sesi, bem como o vôlei sentado e o futebol sete. A natação ocorrerá na Academia Viva; e a bocha paralímpica e o tênis de mesa na Arena Multiuso.
“Os Parajesc são um grande evento de inserção social. São jovens com deficiência que têm a oportunidade de elevar a autoestima, superar dificuldades e conhecer pessoas e realidades diferentes por meio do esporte”, destaca o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.
Participam dos 3º Parajesc 590 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes de 54 municípios. Por tratar-se de um evento com atletas diferenciados, as participações puderam ser confirmadas ou não até a véspera do evento. Modalidades inicialmente previstas na programação esportiva, como futebol cinco, judô e tênis de campo, não serão realizados por falta de um número mínimo de participantes confirmados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços