Deficientes auditivos voltam a disputar os Parajesc
Brusque,


Uma das grandes novidades da 3ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), que ocorrerão de 15 e 19 deste mês, em Brusque, será a volta das disputas entre atletas com deficiência auditiva (DA). Os Parajesc são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da prefeitura de Brusque.
A última vez que o segmento DA participou dos Parajesc foi em 2010, quando da primeira edição do evento. O retorno atende a um pedido dos representantes das escolas participantes junto à Fesporte. Os Parajesc classificam paratletas às Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que ocorrerão de 15 a 20 de outubro, em São Paulo, mas que não contemplam o segmento DA.
João Cascaes, coordenador técnico dos Parajesc e integrante da gerência de Esporte de Participação da Fesporte, diz que o retorno de competições para estudantes com deficiência auditiva, além de atender a uma vontade dos participantes, reforça a filosofia dos Parajesc de promover o intercâmbio esportivo, educacional e cultural; dar continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas; desenvolver princípios de emancipação e integração, além de derrubar tabus sobre o paradesporto e a capacidade física dos paratletas.
Cerca de 700 paratletas de 12 a 20 anos com deficiência física, intelectual, auditiva e visual deverão participar dos Parajesc, em Brusque. Ao longo dos cinco dias do evento, eles disputarão provas de atletismo, bocha paralimpíca e natação, além de partidas de goalball, tênis de campo, tênis de mesa, futebol de sete e futebol de cinco. A abertura oficial dos 3º Parajesc será dia 16, às 20h, na Arena Multiuso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços