Cursos promovem inclusão digital na educação

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.

Ascom Seduc
Começou no dia 25 de abril de 2012, no Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE/Oeiras, o curso Introdução à Educação Digital. Com carga horária de 40 horas, o curso é voltado para inclusão digital e social dos profissionais da educação básica dos sistemas públicos educacionais.
O curso, que é ministrado pela professora/multiplicadora Elizângela Dias, tem como objetivo promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade a partir do uso de recursos tecnológicas. O curso dinamiza as práticas pessoais e pedagógicas, estimulando e qualificando os profissionais da educação, com vistas à melhoria da qualidade da mesma.
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que promove atividades nesse sentido, é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
O MEC tem investido na aplicação das TICs (tecnologias de informação e comunicação) visando a rede pública. O programa “Um Computador por Aluno” já é uma realidade e recentemente foi anunciada a compra de tablets para professores da rede.
Em recente entrevista o Secretário de Educação Básica do MEC, Antonio Cesar Russi Callegari, disse que a escola do século 21 precisa estar preparada para ensinar aos alunos como buscar e trocar conhecimento, filtrar informação e desenvolver o pensamento crítico em um mundo conectado. “As tecnologias digitais se fazem presentes nesse processo, pois estão no cotidiano da sociedade e por meio delas estudantes interagem intensamente com o mundo”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade