Cursos e vagas de capacitação profissional são tema de debate em Santa Catarina
Florianópolis,


Oficinas para definição de vagas do Pronatec/Social acontecem em diversas regiões do Estado.
Nesta terça-feira (22) o município de Pinhalzinho recebe a 3a Oficina de Mobilização sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Social). O objetivo é definir qual o número de vagas e quais serão os cursos de capacitação profissional para a região. A previsão é de que 60 municípios participem do encontro, que acontece a partir das 9h, na Câmara de Vereadores. A próxima oficina do Pronatec acontece em Caçador no dia 24 de maio e outras duas já aconteceram em Florianópolis e Lages. “Estamos fazendo oficinas em diversas regiões do Estado e essas reuniões são muito importantes para mapearmos as necessidades dos municípios”, lembrou o Diretor em Exercício da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Edilson Godinho.
O levantamento das demandas dos municípios será feito a partir do debate com os representantes que estarão presentes. Após a apresentação técnica dos representantes da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda da SST, cada município solicitará o número de vagas e os cursos que deseja. O próximo passo é fazer um estudo que vai cruzar os dados do número de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, um dos requisitos para o Pronatec Social, com o número de vagas solicitadas pelo município. Já os cursos que serão ofertados precisam estar dentro das condições técnicas das instituições executoras (Senai, Senac e Institutos Federais).
O Pronatec/Social é coordenado nacionalmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecerão a qualificação. O Secretário de Estado da SST, João José Cândido da Silva, informa que a previsão é disponibilizar 125 Escolas de Ofício distribuídas pelo Estado nos Institutos Federais de SC (IF-SC), Institutos Federais Catarinenses (IFC) e no Sistema S, com o Senai e Senac, que oferecerão 10 mil vagas a todos os municípios no segundo semestre. Para o ano que vem, estão previstas outras 18 mil vagas.
Os cursos gratuitos de qualificação profissional destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único do governo federal.  Dentre os cursos a serem oferecidos estão o de cabeleireira, massagista, costureira, pedreiro, assistente administrativo, camareira ou cuidador de idosos. Os cursos variam de 160h/aula a 350h/aula e a realização por meio do Pronatec não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal. Os interessados em frequentar as aulas podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, que deverão fazer a inscrição do aluno. Ou então, é possível procurar qualquer escola do Sistema S a partir de 1º de junho. Para fazer o curso, cada aluno receberá lanche e vale transporte durante todo o período de duração das aulas. Após a conclusão, o Sine fará a mobilização para intermediar o encaminhamento ao mercado de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços