Crianças da aldeia Tekohá Porã recebem acompanhamento de saúde e monitoramento de peso

Foto: Ass Imprensa 
Para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças residentes na aldeia Tekohá Porã, na Vila Alta, os profissionais da Unidade de Saúde da Família do bairro, em parceria com o Curso de enfermagem da Universidade Paranaense (Unipar) e a Pastoral da Criança, realizam ações mensais. No final de abril, foi organizada a pesagem de todas as crianças, orientações sobre saúde aos pais, uma palestra educativa sobre higiene bucal e a entrega de kits (escova e pasta de dentes).

Foram avaliadas 39 crianças menores de sete anos. Apenas um indígena apresentou baixo peso para sua faixa etária. Para buscar melhoria no quadro nutricional da criança, a Pastoral entregou a multimistura, composta por farelos de arroz, de trigo, casca de ovo e folha de mandioca.

Quando são identificadas crianças abaixo do peso ideal, estas são monitoradas pelas agentes da pastoral. É necessário um acompanhamento frequente para verificar se as ações da equipe têm estimulado o crescimento e desenvolvimento adequado dos atendidos pela parceria.

Segundo a enfermeira Simone Mickos, uma das coordenadoras do projeto, os farelos e as orientações básicas de higiene e saúde têm se mostrado eficazes na aldeia. “Este trabalho é de suma importância a fim de garantirmos uma assistência de qualidade para as nossas crianças, evitando desnutrição, desidratação e obesidade, entre outras enfermidades, que podem ser prevenidas com as orientações realizadas durante a pesagem”, explana.

A líder da pastoral da criança, Lucia Aparecida de Souza, compartilha da mesma opinião e acrescenta que “esta parceria promove a saúde nas comunidades atendidas”, expõe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços