Corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado se apresentam na festa do centenário de Divinópolis

Cidade-pólo do Centro-Oeste de Minas receberá o Coral Lírico e o Grupo de Choro do Palácio das Artes
O centenário do município de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, contará com uma programação cultural especial, com apresentações do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado e do Grupo de Choro do Palácio das Artes. O Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado se apresenta, nesta quarta-feira (16), na Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça do Cristiano, às 20h, com entrada será gratuita.
Sob regência do seu maestro titular, Márcio Miranda Pontes, acompanhamento do pianista Wagner Sander e de solistas integrantes do coral, o programa da noite será composto de obras de representativos compositores da Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Itália.
Já o Grupo de Choro do Palácio do Palácio das Artes se apresenta nesta sexta-feira (18), às 21h, na Praça do Santuário, também com entrada franca. No repertório do show, estarão músicas de grandes compositores brasileiros, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldyr Azevedo. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail imprensa@fcs.mg.gov.br.
Sobre os grupos
O Grupo de Choro Palácio das Artes é fruto da política de fomento e promoção dos jovens talentos da arte e da cultura pela Fundação Clóvis Salgado. Por meio de projetos desta natureza, a FCS cria condições para a profissionalização dos jovens artistas, investindo no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização por parte do público. Ao longo de quatro anos de realização do projeto, o Grupo realiza concertos oferecendo um repertório de choro de alto nível que valoriza este gênero marcante da música brasileira.
Já o Coral Lírico de Minas Gerais é um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado e seu repertório abrange grandes obras corais, desde a renascença até o moderno, de motetos (canto polifônico que possui textos, diferenciando-se do instrumental, são obras da Renascença), óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos. Um dos raros grupos com essas características no País, o Coral Lírico já recebeu importantes prêmios e convites para atuar ao lado das principais orquestras brasileiras, dentre elas, a Orquestra Sinfônica de Minas, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Minas.
O grupo possui um CD gravado com o Oficio de Trevas, do compositor colonial mineiro José Maria Xavier. Em sua trajetória, o Coral Lírico teve como regentes os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Ângela Pinto Coelho e Silvio Viegas, dentre outros. Atualmente, o Coral Lírico é regido pelo maestro Márcio Miranda Pontes.
Sobre Divinópolis
Emancipada em 1º de junho de 1912, Divinópolis é um município pólo da região Centro-Oeste de Minas e caracteriza-se principalmente pela indústria confeccionista e siderurgia. Os primeiros registros da cidade datam de 1767, quando cerca de 50 famílias que viviam em propriedades próximas ao Rio Itapecerica se transferiram para o local onde hoje está Divinópolis.
O primeiro assentamento ocorreu próximo às margens do rio e, a partir daí, a vila começou a ser chamada Paragem do Itapecerica. Em 1770 passou a se chamar Espírito Santo do Itapecerica, sendo um distrito da cidade de Tamanduá - atual Itapecerica. Em 1912 se tornou município, com o nome de Divinópolis. A chegada da estrada de Ferro Oeste de Minas em 1890 permitiu a instalação de indústrias siderúrgicas de aço e ferro, impulsionando o desenvolvimento da cidade.

Comemorações do centenário de Divinópolis

Evento: Coral Lírico de Minas Gerais
Data: 16 de maio
Horário: 20h
Local: Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça do Cristiano – centro de Divinópolis.
Duração: 1h
Entrada gratuita
Classificação etária: Livre
Informações para o público: 3236-7400

Evento: Grupo de Choro Palácio das Artes em Divinópolis
Data: Dia 18 de maio
Horário: 21h
Local: Praça do Santuário, Av. Vinte Hum de Abril, esquina com Rua São Paulo
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400 ou fcs.mg.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços